Pará vira atração em festival internacional na Europa

Chocolate paraense vira destaque em uma das principais feiras do produto no mundo

Publicado em 29 de outubro de 2025 às 17:03

Paraenses levam o sabor do chocolate paraense para Paris
Paraenses levam o sabor do chocolate paraense para Paris Crédito: Divulgação

Oito produtores representam o estado do Pará em um dos principais eventos de gastronomia do mundo: o Salão do Chocolate 2025 começou na última terça-feira (28), em Paris, na França e a qualidade do produto feito em solo paraense tem sido destaque na programação.

Os produtores acompanharam a comitiva paraense, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP). A delegação tem também representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC); Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (SEBRAE).

O Pará vem sendo destaque na edição deste ano porque o Brasil foi escolhido como país homenageado. Ao lado da Bahia, o Pará vem sendo referência na produção do cacau,nos últimos anos. O espaço paraense é dedicado ao sabor da Amazônia, algo que chama atenção dos visitantes na feira.

“O cacau paraense é símbolo da nossa gente, da nossa terra e da nossa capacidade de produzir com excelência e responsabilidade ambiental. Estar aqui é reafirmar que o Pará tem vez, tem voz e tem um futuro promissor no mercado global. Seguimos trabalhando para que o agro do Pará continue crescendo, gerando oportunidades e orgulho para o nosso povo”, finalizou Francisco Neto, secretário adjunto da Sedap.

O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil e a realização da COP30 em Belém são motivos para o stand ser visitado durante a programação,que vai até o próximo domingo (2).