Publicado em 24 de junho de 2026 às 10:01
A Prefeitura de Belém iniciou a retirada da estrutura remanescente da passarela construída sobre o Canal São Joaquim, na avenida Júlio César. A medida ocorre após a identificação de problemas estruturais no equipamento e integra o processo de encerramento do contrato com o consórcio responsável pelas obras do Parque Urbano Igarapé São Joaquim.>
Os serviços começaram na última quinta-feira (25) e devem ser concluídos até o dia 30 de junho. Ao todo, serão desmontados 12 módulos metálicos, cada um com cerca de 15 toneladas, que permaneciam instalados nas margens do canal.>
A remoção acontece quase quatro meses depois da desmontagem do trecho central da passarela, que apresentou falhas estruturais. Segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra), avaliações técnicas apontaram a necessidade de retirar completamente a estrutura.>
De acordo com o titular da pasta, Fábio Rodrigues, a decisão foi tomada pela Prefeitura de Belém na condição de contratante da obra. O processo também é acompanhado pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), que identificou irregularidades técnicas e administrativas durante fiscalizações realizadas em 2025.>
Ainda segundo a gestão municipal, o tribunal realiza uma análise detalhada da execução do contrato para verificar possíveis inconsistências relacionadas aos serviços executados e à aplicação dos recursos públicos.>
Com investimento previsto de R$ 165 milhões, o projeto do Parque Urbano Igarapé São Joaquim contempla obras de drenagem, urbanização, áreas de lazer e preservação ambiental ao longo de cinco quilômetros, entre a avenida Júlio César e a Baía do Guajará, atravessando seis bairros da capital.>
As intervenções estão paralisadas desde março deste ano, após determinação do TCM que suspendeu os pagamentos referentes à reforma e readequação do canal. Com o encerramento do contrato atual, a prefeitura deverá abrir uma nova licitação para contratar a empresa que ficará responsável pela conclusão do empreendimento.>
Segundo a administração municipal, cerca de 69% das obras previstas já foram executadas. A expectativa é que uma nova ordem de serviço seja emitida após a conclusão dos trâmites administrativos e do processo licitatório necessário para a retomada dos trabalhos.>