Patinetes elétricos em Belém: saiba como ter acesso aos novos equipamentos

Cerca de 600 patinetes elétricos circulam na cidade, desde o último sábado (02), como uma alternativa de transporte sustentável e acessível para a população.

Imagem de perfil de Agência Belém

Agência Belém

[email protected]

Publicado em 4 de agosto de 2025 às 13:12

Cerca de 600 patinetes elétricos já circulam em Belém.
Cerca de 600 patinetes elétricos já circulam em Belém. Crédito: Agência Belém

Cerca de 600 patinetes elétricos já circulam em Belém, desde o último sábado (02), como uma alternativa de transporte sustentável e acessível para a população. Os patinetes elétricos estão disponíveis para locação, sendo 10% (60 unidades) reservados para uso gratuito da Prefeitura de Belém, destinados aos agentes de mobilidade urbana e ordem pública. 

Os pontos de locação estão sendo instalados gradualmente por toda Belém, com conclusão de instalação prevista até o final do mês de agosto. O projeto experimental tem duração inicial de 180 dias (seis meses), período em que será possível avaliar a adaptação do serviço às particularidades do trânsito da cidade.

Belém é a primeira capital do Norte a ter patinetes elétricos. O projeto-piloto dos patinetes elétricos na cidade é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desoneração e Parcerias, e a empresa JET Brasil. 

Tire suas dúvidas sobre o uso dos patinetes elétricos em Belém

Pergunta: Como ter acesso aos patinetes elétricos?

Resposta: Para utilizar os patinetes, é importante que o usuário baixe o aplicativo JET, disponível para aparelhos Android e iOS; faça um cadastro; localize os pontos de retirada mais próximo; confira e aceite as regras de uso e as formas de pagamento, conforme solicitado.

Pergunta: Como escolher o patinete ideal para locação?

Resposta: Os patinetes são movidos à bateria. O ideal é escolher um patinete que esteja com a bateria acima de 20%. No painel do transporte é possível observar quanto de bateria o veículo tem no momento.

Pergunta: Nunca andei de patinete, vou conseguir utilizá-lo?

Resposta: Sim. Sempre nos pontos de patinetes haverá um instrutor para orientar as pessoas e ajudar a como utilizá-los.

Pergunta: E se acabar a bateria no momento em que estou utilizando o patinete, antes de chegar no próximo ponto de entrega?

Resposta: A orientação é não levar o patinete por meio de outro veículo até o próximo ponto de estacionamento. E, sim, estacionar em um local na calçada que não atrapalhe a via pública, que a equipe técnica da JET irá recolher.

Pergunta: Pode deixar o patinete dentro do Parque da Cidade após utilizá-lo?

Resposta: Não. A orientação é não deixar o patinete dentro do Parque da Cidade, tendo em vista que o espaço tem horários de funcionamento e isso pode inviabilizar as equipes técnicas da JET de fazer a retirada do veículo de dentro do local.

Pergunta: Precisa avisar, por meio do aplicativo, que deixei o patinete fora da próxima estação?

Resposta: Não precisa. Cada patinete tem um localizador. A equipe técnica responsável monitora o deslocamento de todos os patinetes elétricos no momento em que eles não estão mais no estacionamento (os pontos de parada). Terminou o uso, basta deixar o patinete acomodado em um local da via de forma segura que ele será recolhido.