Polícia Civil apreende 40 kg de drogas em Parauapebas

Polícia encontra casa usada como depósito de drogas em Parauapebas e diz que apreensão representa “golpe expressivo” contra o tráfico na região de Carajás.

Publicado em 25 de novembro de 2025 às 09:15

Polícia Civil apreende 40 kg de drogas em Parauapebas
Polícia Civil apreende 40 kg de drogas em Parauapebas Crédito: Reprodução/Polícia Civil

A Polícia Civil do Pará apreendeu cerca de 40 quilos de drogas e prendeu um homem em flagrante por tráfico interestadual na tarde desta segunda-feira (24), em Parauapebas, sudeste do Estado. A ação foi coordenada pela Superintendência Regional de Carajás, em atuação integrada com a Seccional Urbana e a Delegacia de Homicídios (DH) do município.

De acordo com o delegado João Abel Mattos, titular da Superintendência Regional de Carajás, a operação começou a partir de uma denúncia que indicava um imóvel usado exclusivamente para armazenar entorpecentes.

“Recebemos uma informação indicando um possível local utilizado para armazenamento de entorpecentes. A partir dessa notícia, iniciamos a vigilância no endereço informado e, no local, conseguimos avistar um homem portando duas sacolas. Nós o abordamos, realizamos uma busca pessoal e localizamos substâncias entorpecentes no interior das sacolas”, relatou o delegado.

Após a abordagem, o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante. Questionado, ele admitiu que havia mais drogas dentro do imóvel. Os policiais então entraram na casa e localizaram o restante do material.

No interior do imóvel, foram apreendidos aproximadamente 28 kg de m4conha, 8 kg de cr4ck e 3 kg de coc4ína, além de balanças de precisão e materiais utilizados para embalar os entorpecentes. Segundo a Polícia Civil, a casa estava desabitada e funcionava apenas como ponto de armazenamento de drogas na cidade.

As investigações apontam ainda que os entorpecentes tinham origem no Estado do Maranhão, o que configura tráfico interestadual de drogas. “A quantidade de substância apreendida representa um expressivo golpe contra o tráfico de drogas na região de Carajás”, destacou João Abel Mattos.

O preso e todo o material apreendido foram encaminhados à Seccional Urbana de Parauapebas, onde foram lavrados os procedimentos legais cabíveis. O inquérito segue em andamento para identificar outros envolvidos na distribuição dos entorpecentes na região.