Prefeitura age rapidamente em casos de maus-tratos a animais em Belém

Casos recentes de crueldade contra animais reforçam a importância das ações permanentes da Prefeitura de Belém para proteger cães, gatos e cavalos em situação de vulnerabilidade.

Imagem de perfil de Agência Belém

Agência Belém

[email protected]

Publicado em 19 de maio de 2025 às 19:45

(Cavalos resgatados próximos à UFPA. Um deles estava com cortes na pata e no peito e há a suspeita que ele estivesse sendo usado para levar carga mesmo bastante machucado.)
(Cavalos resgatados próximos à UFPA. Um deles estava com cortes na pata e no peito e há a suspeita que ele estivesse sendo usado para levar carga mesmo bastante machucado.) Crédito: Agência Belém - Divulgação

A Prefeitura de Belém tem reforçado, desde o início de 2025, uma série de ações voltadas à proteção e defesa dos animais na capital. Entre os principais avanços, destacam-se a sanção da Lei nº 10.126, que assegura o fornecimento de água e alimento a animais em situação de rua, e o lançamento do programa Belém Animal, que reestruturou o Hospital Veterinário Municipal Dr. Vahia e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Além disso, foi encaminhado à Câmara Municipal um projeto de lei que propõe a duplicação das multas por maus-tratos e a criação do Batalhão Ambiental da Guarda Municipal.

Essas iniciativas demonstram o compromisso contínuo da gestão com a causa animal e têm possibilitado respostas rápidas a casos de maus-tratos. Na última semana, dois episódios chamaram a atenção pela gravidade, mas também pela pronta atuação da Prefeitura.

Em um deles, um filhote de cachorro de apenas três meses foi resgatado, na quinta-feira, 15, após ser cruelmente arremessado por cima de um muro na Passagem Mirandinha, bairro da Sacramenta. O animal, em estado de desnutrição e com sarna, foi imediatamente atendido no Hospital Veterinário Municipal, recebeu cuidados, alimentação e tratamento adequado. Agora, recuperado, o cachorro Mirandinha participará da feira de adoção no Parque Shopping, no próximo dia 24 de maio, das 8h às 12h, enquanto aguarda um novo lar.

Outro caso foi registrado no sábado, 17, na avenida Perimetral, em frente ao portão 2 da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde dois cavalos foram encontrados abandonados, um deles com ferimentos profundos. A Sepda, o CCZ, a Polícia Ambiental e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) atuaram em conjunto no resgate. Os animais foram acolhidos pelo Projeto Carroceiro da UFRA, onde seguirão sob cuidados veterinários.

“A Prefeitura de Belém, quando acionada, atua imediatamente. Vamos coibir qualquer tipo de maus-tratos. Animais encontrados em situação de risco serão recolhidos e cuidados com dignidade”, afirmou a titular da Sepda, Eliana Uchôa.

Denúncia

As denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo WhatsApp da Sepda, no número (91) 98209-2918, pela Demapa no (91) 3238-1225 (em horário comercial), ou ainda de forma anônima pelo número 181.