Prefeitura autoriza funcionamento de 50 trabalhadores em Icoaraci

Nesta sexta-feira, 23, a Prefeitura iniciou o cronograma de visitas as 43 feiras não oficiais de Belém e distritos.

Imagem de perfil de Agência Belém

Agência Belém

[email protected]

Publicado em 23 de maio de 2025 às 20:44

(As visitas ocorreram em três feiras: duas no Residencial Quinta dos Paricás, localizado na Estrada do Maracacuera, no distrito de Icoaraci, e uma em Outeiro.)
(As visitas ocorreram em três feiras: duas no Residencial Quinta dos Paricás, localizado na Estrada do Maracacuera, no distrito de Icoaraci, e uma em Outeiro.) Crédito: Agência Belém

Na manhã desta sexta-feira, 23, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), iniciou o cronograma de visitas as 43 feiras não oficiais de Belém e distritos. Feiras não oficiais são aquelas não cadastradas pela Prefeitura.

As visitas ocorreram em três feiras: duas no Residencial Quinta dos Paricás, localizado na Estrada do Maracacuera, no distrito de Icoaraci, e uma em Outeiro. Cerca de 50 trabalhadores, ao todo, atuam nos locais, vendendo os mais variados produtos.

Semana passada, o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha, encerrou o cronograma de visitas, iniciado no início do ano, a todas as 55 feiras e mercados oficiais de Belém e distritos. O objetivo foi conversar com os permissionários e conhecer a realidade dos espaços. Nos próximos dias, o secretário irá elaborar um relatório com o diagnóstico de todas essas feiras e mercados, e as devidas necessidades de reformas, que será encaminhado ao prefeito Igor Normando.

Nas visitas de feiras não oficiais, além de fazer um novo relatório, com o diagnóstico desses espaços, será realizado o cadastramento dos trabalhadores que atuam nesses locais.

Vendas dentro da lei

As duas primeiras feiras visitadas pela Sedcon, na manhã desta sexta-feira, foram no Residencial Quinta dos Paricás, em Icoaraci. O Residencial é habitado por mais de 10 mil pessoas.

Cerca de 40 trabalhadores atuam nas vendas, em duas ruas diferentes do Residencial. Durante a visita da Sedcon, eles puderam iniciar o processo de cadastramento junto à Prefeitura, para conseguir uma autorização de funcionamento.

"Parece um sonho realizado: o de ser enxergado pela Prefeitura. Agora, a gente sabe que não trabalha de forma irregular, uma verdadeira bênção!”, disse Cilene Garcia, 45 anos, enquanto dava os documentos para a agente da Sedcon iniciar o processo de cadastramento.