Prefeitura de Belém ordena entorno do Parque da Cidade

Fiscalizações vão continuar para melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança da população em áreas de grande circulação.

Imagem de perfil de Agência Belém

Agência Belém

[email protected]

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 21:35

A intenção é melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança de pedestres e ciclistas em uma área de grande circulação.
A intenção é melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança de pedestres e ciclistas em uma área de grande circulação. Crédito: Divulgação Comus

A Prefeitura de Belém realizou, nesta sexta-feira (1º), uma ação de ordenamento urbano no entorno do Parque da Cidade, com foco na desobstrução de calçadas, ciclovias, ciclofaixas e faixas de pedestres ocupadas irregularmente por comerciantes informais. A intenção é melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança de pedestres e ciclistas em uma área de grande circulação.

A operação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), por meio da Superintendência de Ordem Pública e contou com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), da Guarda Municipal de Belém e da Polícia Militar.

Segundo Thaires Souza, da Divisão de Fiscalização de Publicidades e Vias Públicas da Sedcon, a presença dos órgãos no processo de ordenamento é essencial para garantir a livre circulação das pessoas.

“A principal dificuldade no entorno do Parque da Cidade era justamente a obstrução das calçadas e faixas por barracas e estruturas irregulares. Com essa reorganização, garantimos mais fluidez e segurança para quem transita diariamente pela álrea”, explicou.

O titular da Ordem Pública, Coronel Castro Alves, reforçou a importância do equilíbrio entre atividade econômica e organização do espaço urbano:

“Estamos trabalhando para garantir que os espaços públicos cumpram sua função social, respeitando o direito de ir e vir dos pedestres e promovendo um ambiente urbano mais organizado. Nosso compromisso é com o equilíbrio entre a atividade econômica dos ambulantes e a mobilidade urbana, especialmente em áreas sensíveis como o entorno do Parque da Cidade”, destacou.

Equipes da Prefeitura de Belém, incluindo as de fiscalização com agentes de trânsito, continuarão com as fiscalizações durante todo o período de teste de funcionamento do Parque da Cidade.