Prefeitura de Parauapebas anula seleções temporárias e promete novo processo

Após avaliação técnica e jurídica, a prefeitura concluiu que não seria viável fazer as adequações necessárias sem comprometer os certames em andamento.

Publicado em 28 de janeiro de 2026 às 14:28

Após avaliação técnica e jurídica, a prefeitura concluiu que não seria viável fazer as adequações necessárias sem comprometer os certames em andamento.
Após avaliação técnica e jurídica, a prefeitura concluiu que não seria viável fazer as adequações necessárias sem comprometer os certames em andamento. Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Parauapebas decidiu cancelar os Processos Seletivos Simplificados (PSS)  que tratavam da contratação temporária de profissionais para cargos de níveis elementar, auxiliar, médio e superior. A medida foi tomada após recomendação do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA).

Os processos já estavam suspensos e, segundo a administração municipal, a anulação ocorreu porque os editais precisariam passar por alterações profundas para atender às exigências do MPPA. Entre os pontos destacados pelo órgão ministerial está a recomendação para que uma empresa especializada seja responsável pela condução das seleções.

Após avaliação técnica e jurídica, a prefeitura concluiu que não seria viável fazer as adequações necessárias sem comprometer os certames em andamento. Com isso, optou pelo cancelamento total dos processos e de todos os atos administrativos vinculados a eles.

Em comunicado oficial, o município afirmou que a decisão busca assegurar a legalidade, a transparência e a segurança jurídica. A gestão informou ainda que um novo processo seletivo será lançado futuramente, com edital reformulado e cronograma atualizado para os interessados.