Preparativos para o Círio começam com reparos nos carros das procissões

A manutenção dos carros que participam das procissões é essencial para garantir a segurança e a tradição do evento.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Publicado em 30 de agosto de 2024 às 11:06

Carros do Círio sendo reparados para as procissões deste ano.
Carros do Círio sendo reparados para as procissões deste ano. Crédito: Silmara Lima/Roma News

Os preparativos para o Círio de Nazaré 2024 estão a todo vapor na Estação dos Carros, com reparos sendo realizados, nesta sexta-feira, 30, nos veículos utilizados nas procissões. São 14 carros, além do principal, que transporta a berlinda no dia da procissão.

Na Estação dos Carros, os trabalhos de reparo e manutenção já começaram, visando garantir que todas as procissões do Círio de Nazaré ocorram sem incidentes. Antônio Couceiro, diretor de engenharia e patrimônio do Círio de Nazaré, destaca a importância dessa preparação anual para manter a tradição e a segurança do evento, considerado o "Natal dos paraenses". Segundo ele, é um privilégio colaborar na restauração dos veículos que desempenham um papel tão central no Círio.

“Trabalhamos o ano inteiro para garantir que o Círio seja o melhor possível. Temos uma grande responsabilidade, não só nós da Diretoria, mas toda a Arquidiocese e a Igreja Católica como um todo, para que a festividade ocorra sem nenhum tipo de intercorrência ou acidente. É uma festa de alegria e emoção, e é realmente um privilégio poder trabalhar o ano todo por isso”, disse Couceiro.

Everaldo Farias, que está à frente da manutenção dos carros desde 2003, explica que os reparos incluem a verificação dos freios de mão, rodas e outros componentes essenciais dos veículos, como parte da manutenção preventiva.

Assista:

Traslado dos Carros

Uma das procissões mais recentes do Círio, o Traslado dos Carros, instituído como romaria oficial em 2019, também está sendo preparado. Previsto para ocorrer sempre na quarta-feira que antecede a grande procissão de domingo, este traslado conta com a participação de diversos carros icônicos, como o Carro de Plácido, a Barca dos Escoteiros, a Barca Nova, os Carros dos Anjos, o Cesto de Promessas, entre outros. A procissão parte da Basílica Santuário e segue até o Galpão da CDP, um dia antes da apresentação do Manto.

O Círio de Nazaré, que reúne milhares de devotos todos os anos, é um momento de fé e celebração, e os preparativos são essenciais para manter viva essa tradição centenária do Pará.