Protesto: servidores da Sesma fecham Almirante Barroso, em Belém

Protesto em frente ao SAMU cobra repasse de incentivo federal e provoca desvios pela via do BRT na manhã desta quinta-feira (5).

Publicado em 5 de fevereiro de 2026 às 10:31

Protesto: servidores da Sesma fecham Almirante Barroso, em Belém
Protesto: servidores da Sesma fecham Almirante Barroso, em Belém Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizam, na manhã desta quinta-feira (05), uma manifestação em frente à sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na avenida Almirante Barroso, no bairro do Souza, em Belém. O ato começou por volta das 9h e resultou no bloqueio parcial da via, causando lentidão e transtornos no trânsito da região.

Com a interdição, agentes de trânsito estão desviando os veículos pela via do BRT Belém. Motoristas que trafegam pela Almirante Barroso enfrentam congestionamento e precisam redobrar a atenção ao passar pelo trecho afetado.

O protesto é motivado pela reivindicação do repasse de um incentivo financeiro anual enviado pelo Governo Federal aos municípios e destinado especificamente aos trabalhadores da área. Segundo os manifestantes, o recurso foi transferido à Prefeitura de Belém, mas não teria sido repassado às categorias beneficiárias, contrariando a finalidade do incentivo.

De acordo com os servidores, a gestão municipal informou que o valor teria sido utilizado para o pagamento do 13º salário. Os trabalhadores contestam a justificativa e afirmam que o pagamento do benefício natalino é uma obrigação direta da prefeitura, não devendo ser custeado com recursos federais destinados a outra finalidade.

Os profissionais alegam ainda que a situação pode caracterizar uso indevido de verba pública e cobram transparência e regularização do repasse. Até o momento, não há previsão para o encerramento da manifestação, e o trânsito segue impactado na área.