Quase meia tonelada de drogas é apreendida em uma semana nos rios do Pará

Maconha, cocaína e oxi estavam escondidas em embarcações vindas de Manaus; cães farejadores ajudaram nas apreensões.

Publicado em 21 de maio de 2026 às 19:40

Quase meia tonelada de drogas é apreendida em uma semana nos rios do Pará
Quase meia tonelada de drogas é apreendida em uma semana nos rios do Pará Crédito: Divulgação/SEGUP

Uma sequência de operações realizadas nos rios do Pará terminou com a apreensão de quase meia tonelada de drogas em apenas uma semana. As ações aconteceram entre os dias 13 e 20 de maio na Base Fluvial Candiru, instalada no estreito de Óbidos, no Baixo Amazonas.

A maior apreensão ocorreu no último domingo (17), quando agentes encontraram 357 quilos de entorpecentes escondidos em uma embarcação. Entre o material apreendido estavam centenas de tabletes de maconha e pasta-base de cocaína.

Nos outros casos registrados ao longo da semana, as equipes também localizaram drogas escondidas de formas inusitadas. Em uma das ações, quase 80 quilos de oxi foram encontrados dentro de cilindros metálicos fechados com solda. Os policiais precisaram cortar a estrutura para retirar os entorpecentes. Dois homens acabaram presos.

Além disso, outras fiscalizações resultaram na apreensão de skunk, cocaína, maconha e oxi em diferentes embarcações que saíram de Manaus, no Amazonas, com destino a municípios do Pará, principalmente Santarém e Belém.

As ações contaram ainda com a ajuda dos cães farejadores “Ísis” e “Tupã”, que auxiliaram os agentes a identificar compartimentos onde as drogas estavam escondidas.

O estreito de Óbidos é considerado um dos principais pontos de fiscalização da região amazônica, por ser rota usada frequentemente por organizações criminosas para o transporte de drogas pelos rios do Norte do país.