Quatro pessoas são presas por descarte irregular de lixo em Belém

Operação da Prefeitura flagrou suspeitos em pontos críticos de acúmulo de entulho nos bairros da Terra Firme e do Guamá

Publicado em 26 de setembro de 2025 às 14:40

A Prefeitura de Belém realizou, na manhã desta quinta-feira (25), uma operação para coibir o descarte irregular de lixo na cidade
A Prefeitura de Belém realizou, na manhã desta quinta-feira (25), uma operação para coibir o descarte irregular de lixo na cidade Crédito: Divulgação 

A Prefeitura de Belém realizou, na manhã desta quinta-feira (25), uma operação para coibir o descarte irregular de lixo na cidade. A ação resultou na prisão de quatro pessoas, sendo três no bairro da Terra Firme e uma no Guamá. Todos foram conduzidos à Seccional Urbana do Guamá para os devidos procedimentos legais.

Na Terra Firme, dois homens foram detidos no Residencial Liberdade, na avenida Tucunduba. Eles transportavam grande quantidade de entulho em um carro com reboque, que acabou apreendido. Ainda na mesma via, outro suspeito foi flagrado descartando entulho no meio da rua, logo após equipes de limpeza urbana terem atuado na área.

O quarto preso foi localizado na esquina das avenidas José Bonifácio e Bernardo Sayão, no bairro do Guamá. Ele jogava restos de construção em via pública quando foi abordado por agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB), que também apreenderam o carrinho de mão usado no transporte. Nenhum dos suspeitos resistiu à abordagem.

A operação contou com a participação de 12 agentes da GMB, além de equipes da Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel). Foram utilizadas viaturas, motocicletas e caminhonetes em pontos estratégicos da cidade, como o Canal do Tucunduba, a avenida Perimetral e a Praça Princesa Isabel, áreas que concentram altos índices de descarte irregular.

Os detidos responderão pelo crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/1998, artigo 54, que pune a poluição capaz de causar danos à saúde ou ao meio ambiente. A pena pode variar de um a quatro anos de reclusão, além de multa.

Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Cássio Leal, editor-chefe da tarde).