Publicado em 3 de setembro de 2024 às 23:16
O Governo do Pará anunciou no dia 26 de agosto que irá financiar a construção do novo Santuário de Nazaré, em Belém. E nesta terça, 3, o projeto foi apresentado durante coletiva de imprensa pelo Governo do Estado e pela Diretoria do Círio.
O projeto levantou algumas dúvidas e questionamentos. Pensando nisso, o Portal Roma News resolveu responder as perguntas mais frequentes feitas pelos internautas nas redes sociais. Confira abaixo.
➡️ O que é o Novo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré? É um espaço religioso e cultural que está sendo projetado para enriquecer ainda mais o ambiente de devoção e turismo religioso em Belém.
Vai ficar no lugar da Basílica de Nazaré? Não, o Santuário será erguido em parte do terreno do estacionamento da Basílica de Nazaré, de frente para a Rua Dom Alberto Ramos e a Praça Santuário. Ele se integrará ao complexo Centro Social de Nazaré (Basílica de Nazaré, Memória de Nazaré, Casa de Plácido, estacionamento da Basílica e Praça Santuário.)
Como será a construção? Com 10.000 m² de área, incluirá:
Subsolo: Estacionamento
Térreo: Nave para 2.670 lugares, capela, loja e mais. Mezanino: Nave para 1.700 lugares
Outros Pavimentos: Museus, centro administrativo, salão de exposições e mirante
Quanto vai custar? O projeto tem uma estimativa de orçamento de R$ 48 milhões, que será financiado pelo Governo do Pará.
Para que vai servir? O novo Santuário servirá como um complemento à Basílica para momentos de culto e devoção, devido a falta atual de espaço para comportar adequadamente os fiéis. Além de oferecer espaços para projetos sociais, exposições culturais, e eventos religiosos.
Quando começa e termina a construção? As obras estão previstas para começar no final deste ano, com uma previsão de conclusão em dois anos.