Sem conseguir urinar, paciente denuncia falta de medicamento e omissão em atendimento no PSM da 14

Acompanhante de paciente afirma que precisou comprar um anestésico com recursos próprios, mas diz que o medicamento não foi utilizado pela equipe da unidade.

Publicado em 10 de julho de 2026 às 15:10

(Sem conseguir urinar, paciente denuncia falta de medicamento e omissão em atendimento no PSM da 14)
(Sem conseguir urinar, paciente denuncia falta de medicamento e omissão em atendimento no PSM da 14) Crédito: Arquivo/Agência Belém 

Um acompanhante de paciente denunciou a falta de medicamentos no Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti, conhecido como PSM da 14, em Belém. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele afirma que precisou comprar, com recursos próprios, uma ampola de lidocaína, anestésico utilizado em diversos procedimentos médicos.

Segundo o denunciante, após adquirir o medicamento em uma farmácia, os profissionais de enfermagem informaram que não poderiam aplicá-lo. Ele também afirma que os médicos se recusaram a emitir a prescrição para o uso da medicação levada por ele.

Nas imagens, além do relato sobre a falta do medicamento, é possível observar a unidade com grande concentração de pacientes. Pessoas aparecem ocupando corredores e áreas de espera, o que indica um cenário de superlotação no pronto-socorro.

Nossa equipe solicitou um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Belém para esclarecer a denúncia sobre a falta de lidocaína, os procedimentos adotados nesses casos e a situação da capacidade de atendimento da unidade. Até o fechamento desta reportagem, aguardávamos resposta.