Suspeito de golpe na COP 30 é preso no Rio

Homem se passava por corretor, alugava imóveis inexistentes em Belém e foi capturado após fugir para o Rio de Janeiro.

Publicado em 8 de dezembro de 2025 às 12:00

(Suspeito de golpe na COP30 é preso no Rio)
(Suspeito de golpe na COP30 é preso no Rio) Crédito: Divulgação/Polícia Civil

Um esquema fraudulento que mirou participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada em Belém, terminou com prisão. Nesta sexta-feira (6), a Delegacia do Consumidor (Decon), da Polícia Civil do Pará, cumpriu um mandado de prisão contra um homem investigado por estelionato, capturado no Rio de Janeiro.

Segundo as investigações, o suspeito se apresentava como corretor imobiliário e até perito judicial para convencer interessados a alugar imóveis temporários na capital paraense durante o evento internacional. As vítimas, visitantes de outros estados, só descobriram o golpe ao desembarcarem em Belém e perceberem que os endereços simplesmente não existiam.

Depois de aplicar o prejuízo, o homem deixou a cidade e fugiu para o Rio de Janeiro. Ele foi localizado com apoio da polícia fluminense e agora está à disposição da Justiça.

Apesar do transtorno, as vítimas foram realocadas e conseguiram participar da COP 30. A ação da Decon faz parte de uma rede de proteção ao consumidor que também reúne Ministério Público, Defensoria Pública e Procon, em um esforço conjunto para combater golpes e oferecer suporte a quem foi alvo de fraudes.