Suspeitos de envolvimento na morte de ex-vereador de Oeiras do Pará são presos em Belém

As capturas aconteceram nos bairros da Marambaia e Bengui, em Belém, após cerca de três meses de investigações

Publicado em 7 de maio de 2026 às 11:52

As capturas aconteceram nos bairros da Marambaia e Bengui, em Belém, após cerca de três meses de investigações
As capturas aconteceram nos bairros da Marambaia e Bengui, em Belém, após cerca de três meses de investigações Crédito: Reprodução

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (5), dois homens apontados como participantes do assassinato de Josiel de Jesus Maciel, ex-presidente da Câmara Municipal de Oeiras do Pará e professor da rede pública. As capturas aconteceram nos bairros da Marambaia e Bengui, em Belém, após cerca de três meses de investigações.

Josiel foi morto no dia 31 de janeiro, no estacionamento de um supermercado localizado na avenida Augusto Montenegro, na capital paraense. Segundo a polícia, o crime foi classificado como latrocínio — roubo seguido de morte.

De acordo com as investigações, a vítima havia acabado de guardar compras no carro quando foi surpreendida por um dos criminosos. Imagens de câmeras de segurança registraram a abordagem e mostram o momento em que Josiel tentou reagir. Durante a luta corporal, ele foi baleado. Após o disparo, os suspeitos fugiram em uma motocicleta levando objetos pessoais da vítima, entre eles joias e celular.

A Divisão de Repressão a Roubos informou que o grupo já monitorava os passos de Josiel antes da ação criminosa e utilizava um veículo alugado para dar suporte aos assaltos praticados na capital.

Ainda segundo a Polícia Civil, o homem suspeito de efetuar o disparo já havia sido preso anteriormente, após ser acusado de tentar matar um policial militar no bairro Castanheira, em Belém.

Durante a operação realizada nesta semana, os agentes apreenderam a motocicleta usada na fuga, além de roupas e capacetes que teriam sido utilizados no dia do crime.

Os investigados permanecem detidos e devem responder pelo crime de latrocínio, cuja pena pode chegar a 30 anos de prisão. As investigações continuam para identificar possíveis outros envolvidos.