Trânsito ganha novo desvio para avanço das obras da Nova Rua da Marinha

Interdição começa nesta terça (23) e inclui faixa exclusiva de estacionamento para moradores da região

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 15:34

A partir das 8h desta terça-feira (23), o trânsito na Rua da Marinha, em Belém, passa por alterações devido ao avanço das obras da Nova Rua da Marinha
A partir das 8h desta terça-feira (23), o trânsito na Rua da Marinha, em Belém, passa por alterações devido ao avanço das obras da Nova Rua da Marinha Crédito: Agência Pará 

A partir desta terça-feira (23), o trânsito na Rua da Marinha, em Belém, passa por alterações devido ao avanço das obras da Nova Rua da Marinha. O trecho entre as passagens Dias e Jarbas Passarinho foi interditado, e os veículos estão sendo direcionados para a parte já concluída da duplicação e prolongamento da via. Para garantir segurança e fluidez, o perímetro entre a Avenida Augusto Montenegro e a Passagem Dias também permanecerá fechado.

As mudanças no tráfego serão feitas de forma gradual, a cada 500 metros, para reduzir os impactos na rotina dos motoristas. Durante esse período, a nova pista contará com uma faixa exclusiva de estacionamento destinada aos moradores da área.

Com 3,5 quilômetros de extensão, a Nova Rua da Marinha se tornará um novo eixo de mobilidade urbana para a Região Metropolitana de Belém. O projeto vai reduzir congestionamentos, aumentar a segurança no trânsito, encurtar o tempo de deslocamento e impulsionar o desenvolvimento urbano da região.

A obra, executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), prevê duas pistas de mão dupla com três faixas cada, ciclofaixa, passeio acessível, sinalização horizontal e vertical, paradas de ônibus e iluminação em LED. A proposta é oferecer mais conforto e segurança para motoristas, ciclistas e pedestres.

O projeto também integra o legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém em 2025. A expectativa é de que a nova via contribua para a melhoria da mobilidade durante o evento e permaneça como benefício permanente para a população paraense.

Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Cássio Leal, editor-chefe da tarde).