Turista português relata problemas em passagem por Belém e faz críticas à limpeza, segurança e travessia para o Marajó

Conhecido por viajar o mundo em uma Kombi, Bruno Barbosa elogiou o patrimônio histórico da capital, mas apontou dificuldades enfrentadas durante a visita.

Publicado em 29 de julho de 2026 às 19:03

Turista português relata problemas em passagem por Belém e faz críticas à limpeza, segurança e travessia para o Marajó
Turista português relata problemas em passagem por Belém e faz críticas à limpeza, segurança e travessia para o Marajó Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O turista português Bruno Barbosa, que ganhou destaque nas redes sociais por percorrer diversos países a bordo de uma Kombi, compartilhou um vídeo relatando a experiência vivida durante sua passagem por Belém, neste fim de semana. Apesar de destacar a beleza do Centro Histórico da capital paraense, ele também fez críticas relacionadas à limpeza urbana, à sensação de insegurança e ao transporte para quem segue viagem rumo ao arquipélago do Marajó.

Durante o passeio pela cidade, Bruno mostrou imagens de ruas com acúmulo de lixo e de pessoas em situação de rua em áreas centrais, incluindo o entorno do Ver-o-Peso. No vídeo, o viajante afirma que a situação chamou sua atenção e comenta que Belém enfrenta problemas de criminalidade.

Outro ponto abordado foi a dificuldade para embarcar com sua Kombi em direção ao Marajó. Segundo o turista, ele passou a noite em frente ao porto aguardando a chegada da embarcação responsável pela travessia.

Ainda de acordo com o relato, durante a espera ele recebeu informações divergentes sobre o horário de saída das balsas. Mesmo por volta das 5h da manhã, o transporte ainda não havia chegado ao local.

"Não tá fácil", comentou Bruno em um dos trechos do vídeo, enquanto aguardava sentado na área de embarque.

As imagens publicadas pelo turista repercutiram nas redes sociais e geraram comentários de moradores e visitantes sobre os desafios enfrentados na capital paraense e na logística de acesso ao arquipélago do Marajó.

A reportagem solicitou posicionamento da Prefeitura de Belém sobre as críticas relacionadas à limpeza urbana e à Secretaria de Estado de Turismo e aos responsáveis pela operação da travessia para esclarecimentos sobre o serviço de transporte até o Marajó. A matéria será atualizada caso haja manifestação.