UFPA lamenta morte do professor emérito e cientista da universidade, Manuel Ayres

A Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) emitiu uma neste domingo (24) lamentando a morte do professor

Publicado em 24 de agosto de 2025 às 20:22

(Professor e cientista da Universidade Federal do Pará, Manuel Ayres)
(Professor e cientista da Universidade Federal do Pará, Manuel Ayres) Crédito: Divulgação/PPGBAIP - UFPA

O professor e cientista da Universidade Federal do Pará, Manuel Ayres, fundador e primeiro diretor do Centro de Ciências Biológicas, colaborador do atual Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e criador do curso de Biomedicina da UFPA, morreu neste domingo (24).

A atuação de Manuel Ayres na UFPA trouxe avanços para a ciência, assim como, para universidade e estado. Sua formação científica na Amazônia, consolidou a UFPA como referência em ensino, pesquisa e extensão na área médica e biomédica.

Ayres formou em Medicina e especializou-se em Pediatria, área na qual se tornou livre-docente. Atuou como docente da UFPA e esteve à frente do Centro de Ciências Biológicas entre os anos de 1971-1974. Manuel era um visionário e focou na pesquisa sobre Genética. Foi autor de mais de 50 publicações científicas e idealizador do BioEstat, software amplamente utilizado em pesquisas biomédicas. Além disso, Ayres foi Secretário de Saúde do Estado do Pará e criou a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

A Reitoria da UFPA emitiu uma nota se solidarizando com familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica diante dessa perda irreparável.