UFPA oferece curso pré-vestibular gratuito para pessoas com mais de 50 anos; saiba como participar

O número de vagas é limitado e as inscrições já estão abertas.

Publicado em 17 de maio de 2025 às 18:29

UFPA - BELÉM
UFPA - BELÉM Crédito: DIVULGAÇÃO 

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está oferecendo curso pré-vestibular gratuito para pessoas com mais de 50 anos. O número de vagas é limitado e as inscrições já estão abertas.

A iniciativa chamada Projeto 50+ é gratuita e voltada para pessoas com 50 anos ou mais que tenham interesse em prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou em participar de um processo formativo contínuo.

As aulas serão realizadas presencialmente no Campus Básico da Universidade Federal do Pará, em Belém, de forma expositiva, com encontros semanais às segundas e sextas-feiras.

O curso será ministrado por professores e estudantes da Universidade que abordarão conteúdos das áreas exigidas pelo Enem, com ênfase nas disciplinas Matemática e Linguagens. Para além das disciplinas tradicionais, também serão realizadas oficinas temáticas e momentos de escuta e troca. A metodologia do curso preparatório foi pensada com base nas Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos e nos princípios da Educação popular.

“Trabalhamos com temas geradores, vinculados à realidade dos participantes, uso de linguagem acessível, tecnologias assistivas quando necessário e atividades em grupo que estimulam o protagonismo e a convivência. A ideia é criar um ambiente acolhedor, que respeite o ritmo de aprendizagem de cada um, com foco na construção coletiva do saber”, conta o professor Rubens Silva, coordenador do Programa de Educação Tutorial de Física (PET-UFPA).

Os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que cerca de 10 mil candidatos com mais de 60 anos inscreveram-se no Enem de 2024, o maior número de inscritos nessa faixa-etária desde 2020.

Para o professor, esse aumento de inscrições indicou uma ótima oportunidade para a criação do curso. “Estes dados do Inep revelam que há um interesse real do público pré-idoso e idoso em retomar os estudos, conquistar um diploma ou simplesmente se manter intelectualmente ativo. Nosso projeto, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, pretende acolher essa demanda com uma proposta inclusiva e cidadã: a Educação sem Idade”, explica Rubens Silva.

Como participar 

São apenas 40 vagas disponíveis para serem preenchidas. Os interessados devem se dirigir à sala do Pet-Física da UFPA (Laboratório de Ensino de Física), no horário das 8h às 17h, para preencher um formulário de inscrição.

Para preenchê-lo, é necessário apresentar RG, comprovante de residência e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração de que está cursando o 3⁰ ano do ensino médio.

As aulas do preparatório já iniciam no próximo dia 26 de maio (segunda-feira). Para mais informações, acesse o edital no site do projeto e na página do Instagram do PET-Física UFPA.

Serviço:

Projeto 50+: Ação Integrada de Inclusão e Cidadania

Local para realizar inscrição: sala do Pet-Física da UFPA (Laboratório de Ensino de Física)

Horário de funcionamento: 8h às 17h

Documentos exigidos: RG, comprovante de residência e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou declaração de que está cursando o 3⁰ ano do ensino médio.