Ufra abre inscrições para cursos a distância com 800 vagas; veja quais 

As inscrições estão abertas e segue até o dia 22 de agosto. 

Publicado em 1 de agosto de 2024 às 13:45

Prédio da Reitoria da Ufra, em Belém.
Prédio da Reitoria da Ufra, em Belém. Crédito: Divulgação

Nesta quarta-feira, 31, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) abriu as inscrições para o processo seletivo especial dos cursos oferecidos a distância, pelo sistema Universidade Aberta do Brasil. Serão disponibilizadas 800 vagas, e os interessados podem se inscrever, de forma gratuita, até o dia 22 de agosto, virtualmente. As vagas são para os cursos de Bacharelado em Sistema de Informação e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Embora seja a distância, 20% das aulas serão presenciais nos polos de apoio escolhidos pelo candidato no ato da inscrição e que estão distribuídos em 12 municípios do Pará: Ananindeua, Breves, Bujaru, Eldorado dos Carajás, Canaã dos Carajás, Igarapé-Miri, Jacundá, Juruti, Muaná, Pacajá, São Sebastião da Boa Vista e Tailândia.

As inscrições podem ser feitas por qui. Para o curso em Sistema de informação, a Ufra oferta 300 vagas com polos em Ananindeua, Breves, Canaã dos Carajás, Igarapé-Miri, Jacundá e São Sebastião da Boa Vista.

Para o curso de Ciências Biológicas, são ofertadas 500 vagas, com polos de apoio em 10 municípios, são eles: Ananindeua, Breves, Bujaru, Eldorado dos Carajás, Igarapé-Miri, Juruti, Muaná, Pacajá, São Sebastião da Boa Vista, Tailândia.

Para ingressar, existem duas formas: uma pela nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outra para servidores públicos municipais, estaduais ou federais.

Os candidatos que forem concorrer às vagas por meio do Enem têm que ter realizado a prova em pelo menos uma edição entre os anos de 2019 e 2023, podendo escolher com qual nota irá se inscrever. Não pode ter zerado a redação e nem ter média abaixo de 450 pontos.

Quem concorrer às vagas reservadas para servidores públicos deve estar em exercício no município do polo, ter pelo menos um ano de exercício na profissão e não ser portador de diploma de graduação, ou não ter formação na área em que atuam. A seleção terá como base o tempo de serviço.

De acordo com o calendário acadêmico, o resultado da seleção sairá no dia 27 de agosto e período de matrícula inicia dia 28. O início das atividades acadêmicas tem previsão para o dia 23 de setembro.