Uso de fogos no Réveillon exige atenção para evitar acidentes; confira dicas e cuidados

Distribuidora reforça orientações para o uso responsável de fogos e alerta para riscos à população e ao fornecimento de energia elétrica

Publicado em 29 de dezembro de 2025 às 12:51

Uso de fogos no Réveillon exige atenção para evitar acidentes; confira dicas e cuidados
Uso de fogos no Réveillon exige atenção para evitar acidentes; confira dicas e cuidados Crédito: Gabriel Monteiro/SECOM

Com a chegada do Réveillon, aumenta a procura por fogos de artifício em todo o Pará. Apesar de tradicionais nas comemorações, esses artefatos exigem cuidados no manuseio para evitar acidentes graves e problemas no fornecimento de energia elétrica. Diante disso, a Equatorial Pará reforça orientações de segurança à população.

A distribuidora alerta que o contato de fogos com a rede elétrica pode causar danos sérios, inclusive com risco à vida. Por esse motivo, a recomendação é que os artefatos sejam utilizados em áreas abertas, sempre distantes de fios e postes de energia, e acionados individualmente.

A Equatorial também destaca que o manuseio deve ser feito apenas por pessoas maiores de idade e que a compra dos fogos precisa ocorrer exclusivamente em pontos de venda autorizados, com produtos certificados pelo Inmetro. O transporte inadequado, como carregar fogos no bolso, e o acionamento próximo ao rosto aumentam significativamente o risco de acidentes.

Em situações que envolvam a rede elétrica, a orientação é não tentar resolver o problema por conta própria. A área deve ser isolada e a distribuidora acionada imediatamente pelo telefone 0800 091 0196. Qualquer intervenção na rede deve ser feita apenas por equipes técnicas autorizadas.

Entre as principais recomendações estão manter distância de fios rompidos, não tocar em objetos que estejam em contato com a rede elétrica e impedir a aproximação de curiosos até a chegada de profissionais capacitados.