Veja o momento em que moto é atingida por micro-ônibus na via do BRT em Ananindeua

Câmera registra o exato momento em que micro-ônibus atinge moto na faixa expressa do BRT na BR-316, em Ananindeua, deixando uma mulher morta.

Publicado em 18 de novembro de 2025 às 14:32

 - Atualizado há uma hora

Veja o momento em que moto é atingida por micro-ônibus na via do BRT em Ananindeua
Veja o momento em que moto é atingida por micro-ônibus na via do BRT em Ananindeua Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Imagens fortes registradas por uma câmera de segurança mostram o exato momento em que um micro-ônibus da linha Mosqueiro–São Brás atinge uma motocicleta na via expressa do BRT Metropolitano, na BR-316, em Ananindeua, na tarde de ontem, segunda-feira (18). No impacto, a passageira da moto, identificada como Antônia Margarida de Oliveira Batista, morreu na hora.

No vídeo, é possível ver o casal em uma moto utilizando a faixa de pedestre para fazer uma conversão irregular na pista exclusiva do BRT. O semáforo estava aberto para o fluxo de veículos na rodovia quando o micro-ônibus surge pela faixa expressa e colide violentamente com a motocicleta. A moto era conduzida por um motorista de aplicativo.

O que dizem os órgãos oficiais

A Polícia Científica do Pará informou que o corpo de Antônia Margarida está sendo periciado e será liberado para a família após a conclusão dos procedimentos legais.

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA) afirmou que fiscaliza a BR-316 por meio de videomonitoramento e patrulhamento 24 horas com agentes em ronda. O órgão reforçou que a pista do BRT Metropolitano é exclusiva para ônibus expressos e está devidamente sinalizada, e que condutores flagrados usando a faixa de forma irregular são autuados.

O Detran esclarece ainda que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

  • realizar conversão ou retorno em local proibido é infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH;

  • transitar na via exclusiva do BRT é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH;

  • o excesso de velocidade é punido de acordo com o percentual acima do limite estabelecido na via.

Já a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na Seccional de Ananindeua. Segundo as primeiras informações, o acidente ocorreu no km 8 da BR-316, após o motorista de uma van (micro-ônibus) tentar desviar de outro veículo e, com isso, invadir a pista do BRT Metropolitano, colidindo com a motocicleta que fazia a travessia da pista na faixa de pedestres.

A passageira da motocicleta, Antônia Margarida, morreu no local. Os condutores da van e da moto foram apresentados na Seccional para as providências cabíveis e não apresentaram sinais de alcoolemia, segundo a PC.

Os veículos permaneceram no local do acidente por problemas mecânicos. Perícias foram solicitadas e testemunhas estão sendo ouvidas para esclarecer, com base nas imagens e nos laudos, todas as circunstâncias da colisão que terminou em tragédia.