Veja previsão do tempo para esta semana, em Belém e Região Metropolitana

O mês setembro faz parte do período de menor pluviosidade no Pará, com o chamado "Verão Amazônico", por este motivo, apesar de ainda chover bastante, as altas temperaturas podem resultar em dias de muito calor.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 1 de setembro de 2025 às 08:21

As altas temperaturas podem resultar em dias de muito calor em Belém.
As altas temperaturas podem resultar em dias de muito calor em Belém. Crédito: Agência Brasil

O mês setembro faz parte do período de menor pluviosidade no Pará, com o chamado "Verão Amazônico", por este motivo, apesar de ainda chover bastante, as altas temperaturas podem resultar em dias de muito calor. Geralmente este é o período vai de junho a novembro, sendo outubro o mês mais seco, segundo o site Clima Tempo. Apesar disso, Belém, especificamente, pode ter chuvas de tarde durante todo o ano devido à sua localização próxima à linha do equador e ao Oceano Atlântico Norte, que favorecem a ocorrência de chuvas.

O tempo firme pode levar milhares de pessoas a balneários e áreas abertas no Pará, no feriadão da Semana da Pátria, e deve se repetir por todo o mês de setembro. Esta afirmação é da equipe de meteorologistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), coordenadora da Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará (RPCH), em boletim elaborado com a colaboração de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e profissionais da área.

Veja previsão do tempo para esta semana, em Belém e Região Metropolitana

Belém

Em Belém, haverá sol durante todo o dia apenas na segunda-feira e no sábado (1º e 06). Há possibilidade de chuva durante as tardes, entre terça e sexta-feira (02 e 05), com possibilidade de temporal na noite de quinta e sexta-feira (04 e 05). A temperatura varia entre 24° e 32º.

Ananindeua

Em Ananindeua, haverá sol durante todo o dia apenas na segunda-feira e no sábado (1º e 06). Há possibilidade de chuva durante as tardes, entre terça e sexta-feira (02 e 05), com possibilidade de temporal na noite de quinta e sexta-feira (04 e 05). A temperatura varia entre 24° e 32º.

Marituba

Em Marituba, haverá sol durante todo o dia apenas na segunda-feira e no sábado (1º e 06). Há possibilidade de chuva durante as tardes, entre terça e sexta-feira (02 e 05), com possibilidade de temporal na noite de quinta e sexta-feira (04 e 05). A temperatura varia entre 24° e 32º.

Benevides

Em Benevides, haverá sol durante todo o dia apenas na segunda-feira e no sábado (1º e 06). Há possibilidade de chuva durante as tardes, entre terça e sexta-feira (02 e 05), com possibilidade de temporal na noite de quinta e sexta-feira (04 e 05). A temperatura varia entre 21° e 32º.

Santa Izabel do Pará

Em Santa Izabel do Pará, haverá sol durante todo o dia apenas na segunda-feira e no sábado (1º e 06). Há possibilidade de chuva durante as tardes, entre terça e sexta-feira (02 e 05), com possibilidade de temporal na noite de quinta e sexta-feira (04 e 05). A temperatura varia entre 21° e 33º.

Castanhal

Em Castanhal, a segunda-feira (1º) inicia com chuva, com sol aparecendo no fim da manhã e a tarde. Haverá sol durante todo o dia apenas no sábado (06). Choverá durante as tardes, entre terça e sexta-feira (02 e 05), com possibilidade de temporal na noite de quinta e sexta-feira (04 e 05). A temperatura varia entre 21° e 32º.