Publicado em 6 de maio de 2025 às 15:31
Imagens que começaram a circular nas redes sociais mostram um motociclista sendo agredido por agentes de trânsito durante uma abordagem no município de Abaetetuba, no nordeste paraense. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (06) e foi gravado por uma pessoa que passava pelo local revelando cenas de violência por parte dos agentes.
Na gravação, é possível ver o momento em que o motociclista é abordado. Mesmo estando ainda sobre o veículo e sem demonstrar qualquer reação agressiva, um dos agentes o empurra repentinamente, forçando-o a descer da moto. Uma breve confusão se forma logo em seguida. Em outro trecho do vídeo, o mesmo agente volta a agredir o condutor, que tenta se afastar do local enquanto é perseguido.
A pessoa responsável pela filmagem comenta, durante a gravação, que as agressões partiram exclusivamente dos agentes e que o motociclista não reagiu em nenhum momento.
O Portal Roma News entrou em contato com a Prefeitura de Abaetetuba para solicitar um posicionamento sobre o caso. Em nota, a assessoria da prefeitura esclareceu que “durante fiscalização de rotina, agentes do Departamento de Trânsito Municipal identificaram uma motocicleta com placa aparentemente adulterada. Ao ser abordado, o condutor se recusou a apresentar os documentos exigidos e resistiu à ação dos agentes, que acionaram apoio da Polícia Militar. Após verificação da autoridade policial, confirmou-se que a placa estava adulterada. O veículo foi apreendido e encontra-se na Delegacia de Polícia Civil. O condutor fugiu do local, abandonando a motocicleta.”
Sobre o possível abuso de autoridade, a prefeitura informou que irá instaurar uma sindicância para apurar com rigor a conduta dos agentes. “A gestão municipal repudia qualquer atitude incompatível com os princípios do serviço público e assegura que todas as providências cabíveis serão adotadas”, conclui a nota.