Publicado em 16 de agosto de 2024 às 18:27
Uma balsa, que aparentemente transportava madeira, naufragou próximo ao porto da Vila do Conde, em Barcarena, no fim da manhã desta sexta-feira, 16. O momento foi registrado por moradores da região de Itupanema.
Confira o vídeo:
No vídeo, é possível ver várias embarcações se aproximando da balsa para socorrer a tripulação. Segundo informações, o rebocador não naufragou, apenas a balsa com a madeira foi para o fundo do rio.
O acidente não deixou vítimas, apenas perdas materiais. A reportagem do Portal Roma News entrou em contato com a Marinha do Brasil, que enviou nota informando que tomou conhecimento do naufrágio, na manhã desta sexta-feira (16). A nota também confirma que um empurrador e uma balsa carregada com madeira naufragaram, quando navegavam no Rio Pará, nas proximidades do município de Barcarena (PA).
Os tripulantes do empurrador foram socorridos por uma embarcação, que presenciou o acidente.
A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) enviou uma equipe no local do naufrágio. Não há indícios de poluição ambiental, nem risco à segurança da navegação.
O empurrador e a balsa envolvidos no acidente estavam em situação irregular junto à Capitania dos Portos. A CPAOR instaurou um inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação para apurar as causas do acidente e penalizar os responsáveis.
A Marinha do Brasil coloca à disposição do cidadão os telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e da CPAOR, (91) 3218-3950 ou (91) 98134-3000 (aplicativo de mensagens instantâneas), para receber informações a respeito de qualquer situação que possa afetar a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis, a segurança da navegação, ou que represente risco de poluição ao meio hídrico.