Vídeo: viaduto da BR-316 com Av. Independência é entregue para a população, nesta quarta-feira

Com 740 metros de extensão, 14 metros de largura e 5,5 metros de altura da pista às vigas, o viaduto promete diminuir o congestionamento no trânsito na região.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 30 de abril de 2025 às 13:04

O viaduto da BR-316 com a Avenida Independência, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi entregue para a população.
O viaduto da BR-316 com a Avenida Independência, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi entregue para a população. Crédito: Agência Pará

Nesta quarta-feira (30), o viaduto da BR-316 com a Avenida Independência, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, foi entregue para a população pelo governador do Pará, Helder Barbalho. Com 740 metros de extensão, 14 metros de largura e 5,5 metros de altura da pista às vigas, o viaduto promete diminuir o congestionamento no trânsito na região, garantindo maior fluidez e qualidade na mobilidade urbana da população.

No discurso de entrega, Helder disse que o viaduto vai permitir que motoristas que trafegam pela Avenida Independência acessem diretamente a BR-316 no sentido saída da capital, sem necessidade de retorno, além de facilitar o acesso da BR-316, no sentido Marituba à Avenida Independência.

Helder pontuou, ainda, que essa obra representa um passo fundamental na facilitação do trânsito e na fluidez do tráfego e na mobilidade urbana da região metropolitana, que compõe um conjunto de investimentos realizados pelo Estado.

“Com este viaduto entregue nós estaremos retirando 3 semáforos desta região, facilitando a fluidez da BR 316, e daqui a um mês, estaremos retirando um quarto semáforo na frente da estrada do Aurá, a partir da construção de uma passarela que permitirá o deslocamento das pessoas que acessam ao centro de Ananindeua”, declarou o governador do Pará.

Segundo representantes do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), responsável pelas obras, a construção do viaduto contou com mais de 200 profissionais, que trabalham durante 9 meses, para que o viaduto fosse entregue em tempo hábil.