Zé Gotinha anima embarcação durante barqueada pela justiça climática, em Belém

Mascote símbolo das campanhas de vacinação animou participantes durante a barqueata pela justiça climática que marcou a abertura da Cúpula dos Povos, em Belém.

Publicado em 13 de novembro de 2025 às 10:33

Zé Gotinha anima embarcação durante barqueada pela justiça climática, em Belém
Zé Gotinha anima embarcação durante barqueada pela justiça climática, em Belém Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O mascote mais querido das campanhas de vacinação do Brasil marcou presença na barqueata pela justiça climática, que abriu as atividades da Cúpula dos Povos, na manhã desta quarta-feira (13), na baía do Guajará, em Belém.

O Zé Gotinha animou o público e dançou ao som de “Dá-lhe Sal”, em uma das embarcações que defendia a saúde e o meio ambiente.

Segundo os organizadores, a manifestação reuniu mais de 200 embarcações e cerca de 5 mil pessoas. Na barca principal, que concentrava movimentos sociais e comunicadores, povos tradicionais se apresentaram com músicas, poesias e discursos, reforçando suas principais bandeiras de luta.

Entre os participantes estavam povos Kayapó, Munduruku, Kayapó Panará, Borari, Tupinambá, Xipaya, Arapiun, além de quilombolas, sem-terra, sem-teto, trabalhadores periféricos, agricultores, pescadores, extrativistas e ribeirinhos, todos unidos em defesa do clima e da justiça social.