Cerimônia de Descida da Imagem Original do Glória acontece neste sábado; veja

O evento é uma ocasião especial, pois raramente a Imagem Original desce deste altar.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 11 de outubro de 2025 às 12:34

Um momento importante para os devotos durante o Círio é a Descida da Imagem Original do Glória. 
Um momento importante para os devotos durante o Círio é a Descida da Imagem Original do Glória.  Crédito: Reprodução

Um momento importante para os devotos durante o Círio de Nazaré é a Descida da Imagem Original do Glória. A cerimônia aconteceu neste sábado (11), às 12h, na Basílica Santuário de Nazaré, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Júlio Endi Akamine.

A programação começou com missa, adoração e pregração sobre o tema do Círio: "Maria, mãe e rainha de toda a criação". A cerimônia da descida do glória dura em média 30 minutos, mas com uma emoção que embala desde autoridades até mesmo os devotos mais humildes.

Dom Júlio Akamine destacou o momento de emoção sobre participar de um momento tão simbólico para os paraenses. "Privilégio meu estar aqui vivenciais este momento. Maria nos presenteia Jesus na sua graça e isso é o Círio. Que a gente possa viver essa graça o ano todo, com fé e amor". declarou.

Para quem é veterana em estar presente na cerimônia, a emoção é diferente. "Eu venho há oito anos aqui e sempre é uma emoção única. Passa o tempo que for, mas o momento de ver uma imagem de mais de 200 anos abençoar nosso povo, é algo que arrepia e emociona", afirma o auxiliar administrativo, Paulo Oliveira.

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ficará no presbitério da Basílica de Nazaré até o fim da quadra nazarena. É o momento em que os devotos vão poder estar mais próximos da padroeira dos paraenses.

A descida é realizada em outubro, no período da quinzena nazarena, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica a Santuário. Em uma cerimônia realizada desde 1992, a imagem original de Maria, encontrada pelo caboclo Plácido às margens do igarapé Murucutu em 1700, é retirada do altar principal, onde fica durante o ano, e colocada em um altar mais próximo aos fiéis. O evento é uma ocasião especial, pois raramente a Imagem Original desce deste altar.

Confira a programação completa do sábado, dia 11 de outubro:

• 7h: Santa Missa presidida pelo Padre Josué Maria Bosco, Vigário de Nazaré;

• 9h: Santa Missa presidida pelo Padre Emanuel Maria, do Instituto Hesed;

• 10h: Louvor e Adoração: Padre Francisco Maria Cavalcante e Padre Emanuel Maria;

• 12h: Cerimônia de Descida da Imagem Original do Glória;

• 16h30: Santa Missa na Basílica Santuário de Nazaré presidida pelo Padre Silva (CRSP);

• 16h30: Missa da Trasladação no Colégio Gentil presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Júlio Endi Akamine;

• 19h30: Louvor na Basílica Santuário de Nazaré: presidido pelo Padre Josué Maria Bosco, Vigário de Nazaré.