Círio fluvial reúne fiéis em Vigia de Nazaré neste sábado; assista

Em 2025, o Círio de Vigia chega à edição de número 328, com o tema “Com Maria, somos peregrinos de Esperança".

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 13 de setembro de 2025 às 11:14

A procissão fluvial reúne milhares de fiéis em barcos e embarcações enfeitadas.
A procissão fluvial reúne milhares de fiéis em barcos e embarcações enfeitadas. Crédito: Diego Beckman/Roma News

O Círio Fluvial de Vigia, município localizado no nordeste paraense, é a romaria fluvial que integra o Círio de Nazaré, a mais antiga festividade de Nossa Senhora, celebrada anualmente no mês de setembro. Neste sábado (13), a procissão fluvial reúne milhares de fiéis em barcos e embarcações enfeitadas, marcando a devoção à santa padroeira com uma grande demonstração de fé.

Em 2025, o Círio de Vigia chega à edição de número 328, com o tema “Com Maria, somos peregrinos de Esperança". Ave cheia de graça, o Senhor é contigo. Com uma tradição de mais de três séculos, aproximadamente 100 mil pessoas são esperadas para o Círio de Nazaré, que será realizado no próximo domingo (14).

Na programação, que tem algumas semelhanças com o Círio de Nazaré, realizado em Belém, acontecerão as romarias fluvial e rodoviária. Serão 15 dias de festa na cidade com atrações musicais e comidas típicas. Neste sábado, ocorre a trasladação rumo à igreja de São Sebastião, no bairro do Arapiranga, para que no domingo (14), o Círio ganhe as ruas da cidade. Ao fim da festa ocorre a procissão do Recírio com a homenagem dos pescadores.

Neste ano, uma das atrações da festividade será a igreja Matriz Madre de Deus, entregue para a população em dezembro de 2024.