Detran reforça orientações de segurança para a Motorromaria neste sábado

Fiscalização do licenciamento, CNH e uso do capacete integram a operação especial para o uso correto dos equipamentos e respeito às normas de trânsito.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

[email protected]

Publicado em 10 de outubro de 2025 às 10:04

Detran realiza uma operação especial de fiscalização e educação durante a Motorromaria.
Detran realiza uma operação especial de fiscalização e educação durante a Motorromaria. Crédito: Arquivo

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) realiza uma operação especial de fiscalização e educação durante a Motorromaria do Círio de Nazaré, na manhã deste sábado (11). A ação, que integra o plano de segurança do Círio, visa garantir a segurança dos romeiros e motociclistas que participam da procissão, além de reforçar orientações sobre o uso correto dos equipamentos de segurança e o respeito às normas de trânsito.

Equipes de fiscalização do Detran, em conjunto com outros órgãos do sistema de segurança pública, estarão presentes para fiscalizar os equipamentos obrigatórios, como capacete, viseira, retrovisores, sistema de iluminação e placas, além de realizar a triagem das motocicletas que participarão da procissão.

A expectativa é de um grande número de motociclistas na procissão que começa no final da manhã, logo após a romaria fluvial. O Detran reforça que o Círio é um momento de fé e devoção, mas também requer prudência e atenção no trânsito.

Antes de sair de casa, o motociclista deve verificar as condições da motocicleta, como freios, pneus, luzes e nível de combustível, além de portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento de licenciamento do veículo (CRLV). Durante a motorromaria, serão fiscalizadas motocicletas com escapamento irregular e barulhento, condutores sem capacetes, excesso de passageiros, conduzir, motos sem placa ou placas cobertas, entre outras infrações.

O coordenador de operações e fiscalização Ivan Feitosa, ressalta a importância da fiscalização, para evitar situações que coloquem em risco a vida dos romeiros.“Esta operação de fiscalização tem um objetivo claro de proteger vidas, por isso estamos verificando equipamentos e a documentação para garantir que cada romeiro chegue e volte com segurança”, explica.

“Precisamos garantir veículos com manutenção em dia para garantir a fluidez e com documentação em dia para não colocar em risco a segurança de quem quer usar a moto para pagar a sua promessa e realizar o seu momento de fé durante o percurso até a Basílica”, completa Feitosa.

O pórtico de segurança pública, está localizado, o início da Avenida Marechal Hermes com a Avenida Visconde de Souza Franco (Doca), local de concentração dos romeiros e motociclistas. A partir deste ponto, as equipes farão o controle do acesso e orientação dos participantes sobre as medidas de segurança durante todo o percurso da Motorromaria.