Em Belém, embarcações decoradas emocionam devotos e atraem turistas no Círio Fluvial

Entre fé e tradição, o ‘Círio das Águas’, destaque no cenário do turismo religioso, reúne milhares de embarcações e se consolida como um dos momentos mais marcantes da maior festa religiosa do Pará

Publicado em 1 de outubro de 2025 às 12:10

Navio Iluminado no Círio Fluvial
Navio Iluminado no Círio Fluvial Crédito: Equipe Navio Iluminado 

Por Kauanny Cohen - Durante o período do Círio de Nazaré, Belém se transforma em palco de homenagens à Nossa Senhora. No sábado que antecede a grande procissão, a fé atravessa as ruas e ganha as águas da Baía do Guajará com a tradicional Romaria Fluvial, que reúne milhares de fiéis em embarcações decoradas.

O cortejo parte do trapiche de Icoaraci, Distrito de Belém, rumo à capital, conduzindo a imagem peregrina em um navio da Marinha do Brasil, ornado com flores e símbolos religiosos. Para muitos devotos, é um dos momentos mais aguardados do Círio.

É o caso de Marcus Lobato, que participa da romaria com a família no barco do irmão, o Navio Iluminado. Eles transformam a embarcação em espaço de confraternização, com camisas personalizadas, café da manhã e até celebração conduzida por um padre. “Nossa família participa de todas as edições da Romaria Fluvial. Para quem trabalha com embarcação, esse momento tem um significado ainda mais especial. É a nossa forma de homenagear Nossa Senhora, agradecer pelas conquistas e pedir proteção”, conta.

A preparação do Navio Iluminado é minuciosa: todos os anos, um decorador é contratado para deixar a embarcação em destaque no cortejo. O altar com a berlinda da imagem recebe flores, tecidos e balões, resultando em um espetáculo visual que já rendeu à família duas premiações no concurso de ornamentação promovido pela Setur. “É emocionante ver as imagens aéreas e reconhecer nosso barco, bem ornamentado, entre tantas embarcações”, afirma Marcus.

Natural de Abaetetuba, ele relembra quando participou pela primeira vez, em 1994, ainda na embarcação do tio. “Foi um momento extraordinário. Somos amazônidas, um povo vocacionado para a água. Participar do Círio Fluvial é sentir a emoção da fé navegando junto com milhares de pessoas”, destaca.

TURISMO EM CRESCIMENTO

Embarcação SaraTur
Embarcação SaraTur Crédito: Sara Amaral

Além do aspecto religioso, a Romaria Fluvial movimenta o turismo na capital. Hotéis lotados, programação cultural intensa e passeios atraem visitantes do Brasil e do exterior, consolidando o Círio como um dos maiores eventos do calendário turístico do país.

A empresária Sara Amaral, da agência SaraTur, afirma que a expectativa para 2025 é de grande público, inclusive com estrangeiros já confirmados. “Depois da pandemia, estamos vivendo um novo momento. Com a proximidade da COP 30, acreditamos que este ano será ainda mais positivo para o turismo religioso”, avalia.

Segundo ela, a experiência da Romaria Fluvial é inesquecível para quem participa. “Quem vem pela primeira vez, se encanta e acaba voltando. É uma celebração única no mundo, que mistura fé, emoção e a beleza da Amazônia”, conclui.