Homenagem na pele: tatuagem como forma de devoção se destaca no período do Círio

Representações de fé na pele são muito procuradas e podem ser consideradas símbolos de religiosidade popular

Publicado em 12 de outubro de 2025 às 07:29

Homenagem na pele: tatuagem como forma de devoção se destaca no período do Círio.
Homenagem na pele: tatuagem como forma de devoção se destaca no período do Círio. Crédito: Roma News

Durante a época do Círio, devotos encontram diversas maneiras prestar homenagem ou reafirmar sua fé em Nossa Senhora de Nazaré. Uma delas consiste em eternizar na pele, através da tatuagem, algum símbolo marcante referente a celebração.

A manifestação religiosa que reúne milhares de fiéis todos os anos possui diversos elementos visuais simbólicos, como a corda; a berlinda; a capela e, claro, a própria imagem de Nossa Senhora. Tais símbolos já foram muitas vezes escolhidos por clientes do tatuador Darlan Mendes: “Nós fazemos centenas de tatuagens religiosas durante todo o ano, de diversas religiões. Mas durante o Círio, tem todo uma questão sentimental, muitas pessoas procuram fazer por conta de promessas, homenagens, algum milagre concedido, etc.”

O artista conta que o aumento de tatuagens relacionadas ao Círio normalmente se inicia no mês de setembro até o final de outubro. Para ele, a tatuagem pode ser traduzida como “uma forma de comunicar o que, muitas vezes, a pessoa não consegue expressar. ”

Além disso, para quem não consegue estar presente fisicamente durante a festa do mês de outubro, pode ser considerada uma forma de se sentir mais próximo. “Tenho um cliente que trabalha muito viajando, então raramente ele fica em Belém no período do Círio, e ele tinha a vontade de marcar esse momento que é muito importante para ele e para a família. E, por coincidência, eu postei uma arte relacionada ao Círio que fiz e, logo depois, ele disse que estava procurando uma nesse estilo, então comprou e fez logo na semana seguinte. ”

Darlan explica também que sempre busca associar o desejo dos clientes com alguma coisa nova, com o intuito de trazer mais personalidade. “Muitos já chegam com uma ideia estabelecida. Mas eu sempre tento fazer alguma coisa exclusiva, então procuro saber qual o estilo dela e a partir disso começo a desenvolver uma arte especifica. ”

Uma de suas clientes, Carolina Medeiros, conta o que motivou a marcar na pele a imagem de Nossa Senhora de Nazaré: “Não é apenas um desenho, mas um testemunho. Atualmente a minha fé é o que tem me movido. Eu estou em período de consagração à Virgem Maria e o dia da minha consagração vai ser o dia do Círio (12), eu decidi fazer essa tatuagem para estar sempre lembrando da minha fé. ”