Segurança do Círio 2025 mobiliza 3 mil agentes em operação integrada desde a madrugada

Tenente-coronel Ilanise Rodrigues, da Segup, detalha planejamento do esquema de segurança que envolve forças da União, Estado e Município e o centro de comando móvel.

Publicado em 12 de outubro de 2025 às 09:04

Tenente-coronel Ilanise Rodrigues, da Segup, detalha planejamento do esquema de segurança que envolve forças da União, Estado e Município e o centro de comando móvel.
Tenente-coronel Ilanise Rodrigues, da Segup, detalha planejamento do esquema de segurança que envolve forças da União, Estado e Município e o centro de comando móvel. Crédito: Roma News

O trabalho de garantir a segurança de milhões de fiéis durante o Círio de Nazaré 2025 começou muito antes das procissões tomarem as ruas de Belém. Segundo a tenente-coronel Ilanise Rodrigues, assessora da Diretoria de Operações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o planejamento das ações teve início em maio, com as estratégias sendo colocadas em prática a partir de setembro.

O esquema é um esforço conjunto que envolve diversos órgãos de segurança, incluindo a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, além de instituições municipais e federais. Ao todo, cerca de 3 mil agentes de segurança estão mobilizados durante o final de semana do Círio, atuando em pontos estratégicos ao longo de todo o trajeto da procissão e em áreas de grande concentração de público.

Um dos destaques da operação é o Centro de Comando e Controle Móvel, estacionado no Largo do Redondo, na Avenida Nazaré, de onde são monitoradas em tempo real as ocorrências e o andamento das ações.

As atividades começaram ainda na madrugada de sábado, dia 12, por volta da 1h, garantindo apoio e segurança desde os primeiros momentos das romarias. Durante todo o percurso do Círio, há pontos fixos com equipes de segurança e de saúde, preparados para atender qualquer necessidade dos devotos e visitantes.

O objetivo da operação é garantir que todos possam viver o momento de fé e emoção com tranquilidade. Todas as informações sobre o Círio 2025 podem ser acompanhadas no portal Roma News.

Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Cássio Leal, editor-chefe da tarde).