Rafa Kalimann participa do Círio Fluvial em Belém; assista

Ela é uma das embaixadoras da 15ª edição da Varanda de Nazaré, espaço cultural ligado diretamente às festas da Virgem de Nazaré.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 11 de outubro de 2025 às 08:19

Rafa Kalimann está em Belém para participar do Círio Fluvial. 
Rafa Kalimann está em Belém para participar do Círio Fluvial.  Crédito: Reprodução/Redes Sociais

A influenciadora e apresentadora Rafa Kalimann está em Belém para participar de um dos momentos mais simbólicos do Círio de Nazaré: o Círio Fluvial. Em 2025, foi anunciada como uma das embaixadoras da 15ª edição da Varanda de Nazaré, espaço cultural ligado diretamente às festas da Virgem de Nazaré.

Rafa Kalimann já tem uma trajetória de envolvimento com as celebrações do Círio, já que não é o primeiro ano que participa. Em 2023 e 2024, Rafa marcou presença nas festividades como gesto de fé pessoal e como forma de ampliar a visibilidade da manifestação cultural e espiritual. Pelas redes sociais, Rafa expressou sua expectativa de “viver tudo intensamente” no Círio, apontando para uma experiência de imersão emocional e espiritual.

“É muito especial, é muito forte, eu estou muito animada!”, disse a influenciadora.

Sua participação reafirma o seu vínculo com a religiosidade, cultura e turismo do Pará, em uma estratégia mais ampla de valorização do Círio como patrimônio cultural, não só religioso, mas também turístico e artístico. Como embaixadora da Varanda de Nazaré, ela ajuda a amplificar vozes que celebram a cultura amazônica no cenário nacional. Sua visita reforça o sentimento de acolhimento e de reconhecimento da rica tradição do Pará.

O que é o Círio Fluvial

A Romaria Fluvial do Círio de Nazaré é uma procissão sobre as águas que acompanha a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em barcos. Ela parte do município de Icoaraci ou de outro ponto designado, navegando pelos rios da região metropolitana até Belém, simbolizando a ligação dos rios com a fé paraense. É uma manifestação que reúne devotos em embarcações decoradas, com orações, cantos religiosos e muita devoção.