Subida da Imagem original ao altar do Glória é marcada por emoção e fé; assista

Esse rito, tradicional e de grande significado para a devoção dos fiéis na cidade, marca a reintegração da imagem ao seu lugar de honra após o período em que ficou exposta estando mais próxima dos devotos.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 27 de outubro de 2025 às 07:35

Cerimônia de subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré.
Cerimônia de subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré. Crédito: Rosana Pinto/Ascom DFN

Na manhã desta segunda-feira (27), milhares de fiéis reuniram-se na Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, para acompanhar a cerimônia de subida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ao nicho do “Glória”, o altar-mor da igreja, encerrando simbolicamente a quadra festiva do Círio de Nazaré. Esse rito, tradicional e de grande significado para a devoção dos fiéis na cidade, marca a reintegração da imagem ao seu lugar de honra após o período em que ficou exposta estando mais próxima dos devotos.

A cerimônia aconteceu por volta das 6h30 da manhã, atraindo muitos fiéis que chegaram antes da abertura dos portões da basílica para garantir lugar na nave central e participar do rosário, da recitação de ladainhas e dos cânticos de louvor. Em seguida, sob aplausos, lenços brancos agitados, cânticos e lágrimas de emoção, a imagem foi erguida e recolocada em sua redoma no Glória, restabelecendo seu lugar litúrgico.

O clima era de gratidão, reflexão e fé. Devotos emocionados manifestaram seus agradecimentos pelas graças alcançadas ao longo da festividade. Com a subida da imagem ao Glória, encerra-se o período em que a imagem permanece acessível aos fiéis, marcando o encerramento simbólico da quadra nazarena principal. Logo depois, ocorre a missa campal ou missa de despedida, e então inicia-se o Recírio com a procissão do retorno, quando a Imagem Peregrina é conduzida até a Colégio Gentil Bittencourt como último ato visível da festa.