Publicado em 1 de maio de 2025 às 16:14
O Dia das Mães, celebrado em maio, é considerado o “segundo Natal” pelo varejo brasileiro. Nesta data tão importante para o calendário de vendas, os lojistas apostam em aumento do time comercial, reforço nos estoques e campanhas de marketing. >
“Seja comercializando produtos ou serviços, quem entende o verdadeiro valor dessa ocasião consegue ‘transformar amor em faturamento’ e fortalecer sua presença de marca. É o momento de criar experiências, não apenas ofertas”, explica Giselle Flausino, consultora de varejo há 20 anos. >
O consumidor tende a comprar mais, segundo Giselle Flausino, porque está movido pelo carinho e quer emocionar não apenas a mãe, mas a avó, a tia, a esposa, as amigas que são mães e as irmãs. Assim, é um bom momento para as empresas lucrarem. “Praticamente todos os segmentos são movimentados, como moda, beleza, eletrônicos, gastronomia, perfumaria, estética… Sabendo aproveitar a data, todo mundo sai ganhando”, afirma. >
Abaixo, Giselle Flausino dá 7 dicas para se preparar para vender durante todo o mês das mães. Confira! >
Quem se organiza com antecedência vende com tranquilidade e resultado. Todos os setores da empresa devem estar alinhados para a data, afinal, ela acontece anualmente. Criar um calendário de ações semanais faz com que haja novidades para os consumidores, incentivando-os a comprar mais — e para mais pessoas queridas. “É necessário transformar maio numa jornada, não numa corrida”, alerta Giselle Flausino. >
Se você quer vender semanalmente, crie ações que durem por períodos determinados e incentive as compras antecipadas com bônus ou brindes. Assim, seu cliente saberá que é a hora de comprar. >
“Maio das mães”, “beleza que acolhe”, “mãe merece mais” marcam períodos, não uma data fixa. >
Você quer fidelizar este cliente, então faça um bom pós-venda, com contato posterior simpático a partir de um cadastro autorizado na hora da compra. >
Vendas parceladas incentivam o consumidor a comprar mais. Então, ofereça formas de pagamento variadas, inclusive parceladas. >
Se você se responsabilizar por entregar um produto ao cliente , não falhe. Essa data é importantíssima e não há desculpas para ele não receber sua encomenda exatamente no dia combinado — ou antes. >
Degustações, sorteios, parcerias com outras marcas e um ambiente acolhedor fazem parte da experiência do cliente. “O Dia das Mães é considerado o ‘segundo Natal’ porque é uma data emocional. Assim, o consumidor está disposto a gastar mais, e faturará a altura quem souber atender os seus desejos. É hora de seu estabelecimento ser ‘o lugar onde ele encontrará o presente ideal’. Fazendo tudo certo, suas vendas certamente crescerão”, finaliza a especialista. >
Por Simone Valente >