Banco Central reforça segurança contra golpes virtuais

Medida foi anunciada para conter ação de criminosos na rede bancária

Publicado em 5 de setembro de 2025 às 16:09

Pix e TED vão ter limites de transação com a nova medida
Pix e TED vão ter limites de transação com a nova medida Crédito: Marcelo Casal Jr

Para conter a ação de criminosos no sistema bancário, o Banco Central anunciou, nesta sexta-feira (5), um pacote de reforços na segurança visando evitar fraudes bancárias, com direito a limite de transação envolvendo TED e PIX, no valor de R$15 mil por transação.

A medida entra em vigor de forma imediata, porém a limitação pode ser retirada quando o participante e o prestador de serviço atenderem a uma série de critérios de segurança. Recentemente, os ataques a PIX e TED têm sido frequentes e com valores maiores.

Nos últimos meses, os grupos criminosos têm se aproveitado de brechas no sistema para burlar a segurança e atacar instituições financeiras. Uma pesquisa mostrou ainda que sistemas novos têm sido alvo de ações de vândalos.

A meta é fazer com que o BC possa apertar regras para instituições de pagamento e provedoras de tecnologia, com empresas que interligam bancos e fintechs à rede do BC.

Até o fim deste ano, o órgão pretende reforçar o sistema de tecnologia de bancos, a fim de evitar brechas e permitir ataques cibernéticos. A meta é reforçar a segurança no sistema bancário brasileiro.