Governo publica novo decreto com recuo em aumento do IOF para fundos nacionais no exterior

O impacto é de menos de 10% do valor inicial previsto para o aumento da arrecadação prevista inicialmente, de R$ 20,5 bilhões em 2025.

Estadão Conteúdo

[email protected]

Publicado em 23 de maio de 2025 às 08:51

Novo decreto com recuo em aumento do IOF para fundos nacionais no exterior, foi publicado.
Novo decreto com recuo em aumento do IOF para fundos nacionais no exterior, foi publicado. Crédito: Agência Brasil

O governo já publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o recuo na medida que aumentava para 3,5% a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre transferências de recursos destinadas à aplicação em fundos de investimento no exterior. 

O novo decreto promove a "repristinação", ou seja, o restabelecimento do inciso III do art. 15-B do Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que previa a alíquota zero de IOF sobre aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior

O recuo foi anunciado no fim da noite desta quinta-feira (22), pelo Ministério da Fazenda, poucas horas após a divulgação da medida em entrevista coletiva no fim da tarde. O ministro Fernando Haddad fará um comunicado à imprensa nesta sexta-feira a partir de 8h15, em São Paulo.

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, foi ouvido pelo Palácio do Planalto antes da desistência da elevação do IOF nessas operações. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o impacto é de menos de 10% do valor inicial previsto para o aumento da arrecadação prevista inicialmente, de R$ 20,5 bilhões em 2025.