Arraial do Pavulagem toma as ruas de Belém: festa começou neste domingo e ainda terá mais três arrastões

Com muita dança, música e fita colorida, o tradicional arrastão reuniu mais de 35 mil pessoas em cortejo até a praça Waldemar Henrique, em Belém, neste domingo.

Publicado em 15 de junho de 2025 às 17:57

Arraial do Pavulagem, em Belém. 
Arraial do Pavulagem, em Belém.  Crédito: Filipe Bispo/Instituto Arraial do Pavulagem

A cultura popular invadiu as ruas de Belém na manhã deste domingo (15) com o início oficial do Arraial do Pavulagem 2025, um dos eventos mais esperados do calendário junino paraense. Com muita dança, música e fita colorida, o tradicional arrastão reuniu mais de 35 mil pessoas em cortejo até a praça Waldemar Henrique, em Belém.

O evento marca o início de uma série de celebrações que misturam música, dança, tradição e resistência cultural. Ao som de carimbó, toadas e marujadas, foliões de todas as idades acompanharam a alegre cavalgada urbana que celebra a identidade amazônica e o espírito junino.

E se você perdeu o primeiro arrastão, ainda dá tempo de participar:

O Arraial do Pavulagem segue com mais três domingos de festa nas ruas de Belém. Os próximos arrastões estão marcados para os dias 22 e 29 de junho, e o último acontece em 6 de julho.

A concentração é às 8h na praça da República, em frente ao Theatro da Paz, e finaliza por volta de 11h30, na praça Waldemar Henrique. Além dos cortejos, o evento conta com programação cultural e oficinas durante a semana, reafirmando o compromisso do Instituto Arraial do Pavulagem com a educação popular e a valorização das manifestações da região.