Arte Doce realiza concerto de piano e violoncelo com Ariel Lima e Carolin Eychmüller

O evento acontece nesta quinta-feira (31), com início às 19h

Publicado em 31 de julho de 2025 às 10:35

Arete Doce realiza concerto de piano e violoncelo com Ariel Lima e Carolin Eychmüller - 
Arete Doce realiza concerto de piano e violoncelo com Ariel Lima e Carolin Eychmüller -  Crédito: Divulgação

O duo formado pelo pianista paraense Ariel Lima e a violoncelista alemã Carolin Eychmüller marcará presença na Sala Augusto Meira Filho nesta quinta-feira (31), com início às 19h. Ambos os músicos estão dando continuidade a seus estudos e carreiras em Zurique, Suíça, e além de suas carreiras solo, fazem parte do Alas Piano Quartet, realizando séries de concertos na Suíça.

Motivados pela coincidência de estarem ao mesmo tempo no Brasil neste período, os artistas decidiram fazer um concerto para o público belenense, escolhendo para apresentar, um programa muito bonito e diversificado composto das obras: Sonata para Violoncelo e Piano n. 1, Op. 38, em Mi Menor de J. Brahms, Cenas Cariocas, do compositor brasileiro J. Guerra Vicente, com elementos de choro e seresta, e a Sonata para Violoncelo e Piano n. 1, op. 40, do russo Dmitri Shostakovich.

Biografias dos músicos:

Ariel Lima iniciou seus estudos musicais em violino, violoncelo e piano, e também estudou composição. Posteriormente passou a se dedicar exclusivamente ao piano sob a tutela da professora Glória Caputo, e em 2014 recebeu bolsa integral para estudar na École Normale de Musique de Paris, sob a orientação do professor Guigla Katsarava. Lá recebeu o Diplôme Supérieur d'Exécution e o Diplôme Supérieur d'Enseignement "por unanimidade e com as felicitações do júri", a mais alta distinção da instituição. Apresenta-se regularmente no Brasil e na Europa como solista e músico de câmara, tendo tocado em salas de concerto como o Musée du Louvre, Salle Cortot, Sala São Paulo (São Paulo, Brasil) e Theatro da Paz (Belém, Brasil), onde foi solista à frente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. Participou também em várias produções de ópera na sua cidade natal. Em 2019, começou a participar em concursos internacionais, tendo sido finalista do Concours France-Amériques (Paris) e obtido o Primeiro Prémio no Concours Clés d'Or (Villemomble). Desde 2020, continua os seus estudos em Zurique, Suíça, na Zürcher Hochschule der Künste (Universidade de Artes de Zurique), primeiramente sob a orientação do professor Konstantin Scherbakov , com quem obteve os graus de Bacharel em Música e Mestre em Performance em Piano “mit Auszeichnung” com nota máxima. Atualmente cursa um segundo mestrado na instituição, dedicado à Interpretação de Canção e Música de Câmara, com o professor Christoph Berner. Desde 2024, juntou-se ao Alas Piano Quartet, com quem vem se apresentando na Suíça. Nos derradeiros anos, Ariel tem se dedicado à concepção e produção de espetáculos musicais em formato inortodoxos, que culminaram em seus projetos “Ascenção”, “CHEMINS” e “The Grass” este último tendo sido premiado com o ZHdK Förderpreis, prêmio da instituição consagrado aos projetos artísticos de maior destaque dentro da Universidade.

Carolin Salome Eychmüller recebeu suas primeiras aulas de violoncelo aos 6 anos com Susanne Bohn Schultze, na cidade de Colônia, Alemanha. Em seguida, estudou com o Prof. Alexander Hülshoff na Universidade de Artes Folkwang, em Essen. Em 2013, ganhou o primeiro prêmio do concurso juvenil Jugend musiziert., concluiu seu bacharelado em 2015-2019 com o professor Sebastian Klinger em Hamburgo. Em seguida, estudou por um ano com o professor Christian Poltera em Lucerna e em seguida concluiu dois mestrados com o professor Thomas Grossenbacher, em Zurique. Além disso, teve a oportunidade de ter master classes com Wolfgang Boettcher, Troels Svane, Claudio Bohórquez e Kian Soltani, entre outros. Depois de estudar em Natal, no Brasil, com o professor Fábio Presgrave, Carolin passou a ter uma forte ligação com o país, tendo inclusive lecionando em masterclasses no Festival Internacional de Música de Barra Mansa e no Primeiro Encontro Musical de Indaiuatuba no ano de 2019, e este ano no 3 o Festival Internacional Sesc de Música de Roraima. Hoje é bolsista da Fundação Villa Musica e da Academia Internacional de Música de Liechtenstein e foi membro da academia da Orquestra Sinfônica de Lucerna na temporada 21/22. desde 2021 e tornou-se substituta regular da Orquestra Tonhalle de Zurique em dezembro de 2022 e da Ópera de Zurique em 2024. Na temporada 23/24, teve um contrato temporário com a Orquestra Sinfônica de St. Gallen, onde garantiu uma posição permanente em tutti desde Fevereiro de 2024. Carolin Eychmüller é uma apaixonada camerista, e em março de 2023, recebeu o prêmio especial no Concurso Kiwanis de Música de Câmara, em Zurique. Em 2022, fundou o trio de cordas Calla com Marlies Schmid e Mattea Anderes e, juntamente com o pianista Ariel Lima, o conjunto tornou-se o Alas Piano Quartet, com o qual ganhou o Prêmio de Interpretação do Concurso Paul Juon.

Serviço:

Recital de Piano e Violoncelo com Ariel Lima e Carolyn Eychmüller

Data: 31/07/25

Local: Sala Augusto Meira Filho, Av. Magalhães Barata, 1012

Hora: 19h

Entrada Franca, sem necessidade de ingressos.