Atriz transforma fazenda em abrigo; local fica em cafezal no interior do RJ

Fernanda Rodrigues e o marido, Raoni Carneiro, participam de projeto que já recuperou uma propriedade abandonada, plantou 120 mil árvores nativas e aposta na produção de café em sistema agroflorestal.

Publicado em 3 de setembro de 2026 às 10:11

Fernanda Rodrigues longe dos holofotes
Fernanda Rodrigues longe dos holofotes Crédito: Reprodução 

Fernanda Rodrigues está vivendo uma fase longe dos holofotes da televisão e cada vez mais próxima da natureza. Ao lado do marido, Raoni Carneiro, e de outros sócios, a atriz participa da revitalização de uma antiga fazenda abandonada em Avelar, distrito de Paty do Alferes, no interior do Rio de Janeiro.

A propriedade ocupa uma área de 180 hectares e passou por um amplo processo de recuperação. Além da restauração das estruturas já existentes, o projeto tem como foco a preservação ambiental e o desenvolvimento de atividades agrícolas sustentáveis.

Entre as iniciativas adotadas está o plantio de cerca de 120 mil árvores nativas, além da proteção de nascentes localizadas dentro da área. O objetivo é conciliar produção e conservação ambiental em um mesmo espaço.

Parte da fazenda, aproximadamente 40 hectares, foi destinada ao cultivo de café em sistema agroflorestal. Nesse modelo, os cafezais são cultivados junto a árvores nativas e espécies frutíferas, criando um ambiente mais equilibrado e reduzindo impactos ao meio ambiente.

A proposta também dispensa o uso de defensivos químicos que possam contaminar o solo e os recursos hídricos, reforçando a preocupação dos investidores com práticas sustentáveis.

Longe das novelas desde sua participação em “Fuzuê”, Fernanda tem dedicado parte da rotina ao novo empreendimento, que une produção agrícola, preservação ambiental e convivência familiar em uma das regiões serranas do estado do Rio de Janeiro.