Exposição reúne 80 obras de artistas mulheres da região Amazônica “AMAZÔNICAS: POÉTICAS FEMININAS”

A partir de 30 de janeiro, Belém recebe a exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas”, projeto do Museu das Mulheres (Museu DAS) aprovado na Seleção Petrobras Cultural com recursos da Lei Rouanet

Publicado em 28 de janeiro de 2026 às 14:14

A partir de 30 de janeiro, Belém recebe a exposição “Amazônicas: Poéticas  Femininas
A partir de 30 de janeiro, Belém recebe a exposição “Amazônicas: Poéticas  Femininas Crédito: Divulgação

A partir de 30 de janeiro, Belém recebe a exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas”, projeto do Museu das Mulheres (Museu DAS) aprovado na Seleção Petrobras Cultural com recursos da Lei Rouanet. Com patrocínio exclusivo da Petrobras, a mostra estreia na CAIXA Cultural Belém, onde permanece em cartaz por 45 dias, até 8 de março (Dia Internacional da Mulher), e depois segue em itinerância por outras capitais brasileiras, passando por Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília.

Com cerca de 80 obras de 21 artistas da região Norte - dos Estados do Pará, Amazonas e Acre -, a exposição apresenta um amplo panorama da produção artística feminina amazônica, reunindo linguagens como pintura, gravura, escultura, fotografia, performance, ativação, arte digital, videoarte e vídeo registro de grafite pioneiro.

“O projeto tem um recorte curatorial decolonial, pautado nas questões de gênero, identidade, regionalismo e diversidade. Nosso objetivo é valorizar a autonomia artística das mulheres amazônicas e evidenciar suas narrativas, estéticas e territórios”, explica a diretora artística e curadora da exposição, Sissa Aneleh.

Se fazem presentes as temáticas e narrativas do artivismo, o corpo como suporte estético, cultura indígena, história afrobrasileira, pré-história e tecnologias amazônicas, arte do afeto, biografias e ancestralidade femininas, personalidades do protagonismo feminino entre outras propostas poéticas. O percurso expositivo convida o público a reconhecer a Amazônia Feminina não apenas como tema, mas como suporte, linguagem e força estética.

Espaço de artes visuais, tecnologia e inovação

Ao longo da exposição, serão realizadas programações educativas e formativas gratuitas, com três oficinas presenciais de economia criativa, todas voltadas para o desenvolvimento profissional de mulheres em áreas técnicas e artísticas das artes visuais e plásticas.

A programação formativa em economia criativa objetiva o desenvolvimento de carreira e mais atuação de mulheres no setor cultural nas áreas de produção executiva, projetos coletivos de arte e produção de exposições de artes visuais. Na programação educativa o público infanto-juvenil terá a atividade Sons da Natureza para criação de memória sensorial, será uma vivência lúdica com réplicas de esculturas da exposição inspiradas em sementes e sons de animais do Marajó.

“Essas oficinas de economia criativa foram pensadas para o avanço das mulheres, ampliando a formação técnica e artística de quem está começando ou querendo começar uma carreira profissional no universo artístico e atuar em grandes projetos. Também oferecemos ao público infanto-juvenil atividades com esculturas sonoras inspiradas na natureza amazônica que podem ser tocadas e ouvidas, almejando outras formas sensíveis de conscientização ambiental por meio da arte com a Amazônia brasileira em suas mãos”, complementa Sissa Aneleh.

Outro destaque da mostra é o Espaço Petrobras Amazônicas, um circuito de conexão direta entre artes visuais, tecnologia e inovação. O espaço apresenta a proposta de realidade expandida, oferecendo visita de parte das obras da exposição no ambiente espacial do Metaverso das Mulheres, usando óculos 3D para acessar a sala expositiva em 360 graus, visitar o lounge, viajar entre portais, interagir com avatares em realidade aumentada e visualizar as obras de forma totalmente imersiva e inovadora. O circuito conta com a participação do público em obra coletiva que vai se construir ao longo da itinerância pela ativação participativa “Mensagem para a Amazônia”, um convite para deixar uma vídeo-mensagem sobre a importância da preservação ambiental.

Para a Petrobras, apoiar a exposição reforça o compromisso da companhia com a cultura, a diversidade e a sustentabilidade. A empresa acredita na cultura como uma força transformadora da sociedade e entende que patrocinar um projeto como Amazônicas: Poéticas Femininas é uma forma de valorizar a pluralidade de vozes, fortalecer o protagonismo feminino e promover reflexões essenciais sobre identidade, território e preservação ambiental.

A exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, com patrocínio por meio da Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais. A coordenação e produção é assinada pelo Museu das Mulheres, a realização é do Governo do Brasil e o apoio é da Caixa.

As informações sobre as programações gratuitas e inscrições podem ser obtidas no Instagram do Museu das Mulheres (@museudasmulheres), pelo site do museu (www.museudasmulheres.com.br) ou no site da CAIXA Cultural – unidade Belém (www.caixacultural.gov.br).

Saiba quem são 21 artistas amazônicas que estarão na exposição

A mostra reúne obras que integram acervos da década de 1970, além de trabalhos de uma nova geração de artistas e seus múltiplos olhares:

1. Renata Aguiar (Pará)

2. Keila Sankofa (Amazonas)

3. Lúcia Gomes (Pará)

4. Elaine Arruda (Pará)

5. Elieni Tenório (Pará)

6. Nina Matos (Pará)

7. Diná Oliveira (Pará)

8. Sanchris (Pará)

9. Lise Lobato (Pará)

10. Auxiliadora Zuazo (Amazonas) – acervo Pinacoteca do Estado do Amazonas 11. Rita Loureiro (Amazonas) – acervo Pinacoteca do Estado do Amazonas

12. Barbará Savannah (Pará)

13. Rafaela Moreira (Pará)

14. Auá Mendes (Amazonas)

15. Wira Tini (Amazonas)

16. Yaka Huni Kuin (Acre)

17. Rita Huni Kuin (Acre)

18. Rafaela Kennedy (Pará)

19. Val Sampaio (Pará)

20. Rafa Bqueer (Pará)

21. Cristiane Martins (Pará)

Sobre a Petrobras

Há mais de 40 anos, a Petrobras investe de forma contínua na cultura como elemento transformador e fonte de energia para a sociedade. O Programa Petrobras Cultural tem a brasilidade como eixo central, refletida nas temáticas, origens, curadorias e narrativas dos projetos apoiados em todo o país.

O Brasil é diverso e inspirador. A realização da exposição é possível por meio do patrocínio exclusivo da Petrobras e da apresentação do Ministério da Cultura, instituições que compartilham o compromisso com a valorização da brasilidade e da diversidade cultural.

Museu das Mulheres (Museu DAS)

O Museu das Mulheres é o primeiro museu dedicado às mulheres no Brasil. Constitui-se como uma instituição de arte privada, fundada em 2022. Nasceu da vontade de reconhecer o valor da produção artística, intelectual e prática das mulheres no Brasil e no mundo. Tem por visão e missão institucionais: impulsionar o avanço das mulheres e valorizar o protagonismo feminino em arte, cultura, literatura, educação, música, patrimônios material e imaterial, tecnologia, história, pesquisa e demais áreas de realização das mulheres. Com atuação híbrida entre espaços físicos, plataformas digitais e ambientes imersivos, lança projetos em ambientes espaciais imersivos e interativos – com Realidade Expandida (XR), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) – e, por extensão, tem salas expositivas no Metaverso. Possui programação em artes plásticas e visuais, cinema, eventos, além de programa educativo, área de pesquisa, editora e acervo.

Diretora Artística e Curadora Sissa Aneleh

Fundadora e Diretora do Museu das Mulheres, Mestra e Doutora em Artes, Historiadora de Arte, Diretora Artística, Curadora e Produtora Executiva. Trabalha há mais de 15 anos na área artística, dirigiu projetos aprovados pela Petrobras, CCBB, Caixa Cultural, Fundo de Apoio à Cultura do DF e Goethe Institut. Faz a direção executiva e artística da programação expositiva, audiovisual e educativa do museu, além da coordenação editorial da editora do Museu das Mulheres. Realizou a curadoria de mais de 17 exposições, incluindo 2 circulações internacionais de exposição do museu com artistas brasileiras na Alemanha, passando pelo Museu de Arte de Bochum, Centro de Cultura de Manheim, Bienal de Arte de Bochum e Festival de Berlim. Diretora Artística e Curadora da exposição Vetores-Vertentes:

Fotógrafas do Pará no CCBB São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro - 2025 a 2026. Possui pesquisas de arte voltadas para história da arte, mulheres artistas, arte brasileira, arte decolonial, cinema autoral feminino e poéticas curatoriais.

SERVIÇO

Exposição: Amazônicas: Poéticas Femininas

Abertura: 29 de janeiro

Visitação: 30 de janeiro até 8 de março

Local: CAIXA Cultural Belém - Avenida Marechal Hermes, s/n - Porto Futuro II, armazém 6A, na galeria 1 e área externa.

Entrada: gratuita

Classificação: Livre

Inscrições e informações:

Instagram: @museudasmulheres

Site: www.museudasmulheres.com.br

CAIXA Cultural Belém: www.caixacultural.gov.br

Assessoria de Imprensa:

Jambo Soluções em Comunicação

Marcela Conde (91) 98128.9153 / Rita Soares (91) 99212.9882