O Agente Secreto é escolhido para representar o país no Oscar 2026

Longa de Kleber Mendonça Filho, premiado em Cannes, inicia trajetória rumo à lista de indicados da maior premiação do cinema mundial.

Publicado em 16 de setembro de 2025 às 10:54

O Agente Secreto é escolhido para representar o país no Oscar 2026
O Agente Secreto é escolhido para representar o país no Oscar 2026 Crédito: VICTOR JUCÁ/DIVULGAÇÃO

A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (15), que o longa O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, será o representante do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O longa, que já acumula quatro prêmios no Festival de Cannes, inicia agora a campanha oficial para tentar figurar entre os finalistas da mais prestigiosa cerimônia da indústria cinematográfica.

Com a decisão, o título brasileiro será encaminhado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Hollywood, que reúne as indicações de diversos países antes de anunciar os 15 pré-selecionados, no dia 16 de dezembro. A lista definitiva com os concorrentes ao Oscar será revelada apenas em 22 de janeiro.

Apesar de concorrer inicialmente na categoria internacional, a produção tem potencial para ir além. De acordo com a revista Variety, a obra pode repetir, e até superar, o desempenho histórico de Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, e alcançar nomeações em até quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro Original e, claro, Melhor Filme Internacional.

Outras possibilidades também entram no radar, como uma indicação para Melhor Direção a Kleber Mendonça Filho, que já levou o prêmio em Cannes, e até para Melhor Atriz Coadjuvante, pelo trabalho de Tânia Maria.

Agora, o cinema brasileiro acompanha de perto os próximos passos de O Agente Secreto, que tem a chance de projetar novamente o país no cenário mundial e reafirmar o protagonismo de Kleber Mendonça Filho entre os grandes nomes do audiovisual contemporâneo.