Rei Charles III não autoriza retorno parcial de Príncipe Harry à Família Real

O rei compartilha das crenças de sua mãe, a Rainha Elizabeth II (1926-2022), sobre membros da realeza que renunciam de suas funções.

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 21:11

Rei Charles III e Príncipe Harry
Rei Charles III e Príncipe Harry Crédito: John Phillips GETTY 

O Rei Charles III barrou os possíveis planos de retorno “parcial” do filho caçula, Príncipe Harry, à Família Real Britânica. As restrições impostas pelo monarca ao desejo do príncipe de voltar a fazer parte da realeza foram noticiadas pelo jornal britânico Daily Mail.

Segundo a reportagem, o rei compartilha das crenças de sua mãe, a Rainha Elizabeth II (1926-2022), sobre membros da realeza que renunciam de suas funções e por isso não considera reabrir as portas da realeza para o filho.

No último dia 10, Harry encontrou-se com o pai após quase dois anos sem vê-lo, e segundo o Daily Mail, o encontro entre os dois foi carinhoso,mas o irmão Príncipe William, o teria ignorado.

Segundo um porta-voz, mesmo sendo bem recebido pelo rei, o Duque de Sussex não estaria disposto a retornar a cargos públicos oficiais ao lado de sua família, algo que Charles III também concorda.

De acordo com o porta-voz do Príncipe Harry, ele está focado no pai. “O duque deixou claro que o foco é seu pai. Além disso, e sobre quaisquer outras questões relacionadas à sua família, não faremos comentários” .

Uma fonte real também afirmou sobre o rei. “O rei foi absolutamente claro ao apoiar a decisão de sua falecida mãe de que não pode haver um papel público 'metade dentro, metade fora' para os membros da família”.

Vale lembrar que o Príncipe Harry e Meghan Markle renunciaram às suas funções na Família Real Britânica em janeiro de 2020, e vivem atualmente nos Estados Unidos, com os dois filhos, Archie e Lilibet.