Van Gogh em Belém: entenda o que é o impressionismo que estará em exposição a partir desta sexta-feira

Transbordando os limites da tela, Belém vai receber a inovadora exposição com obras do pintor Vicente Van Gogh de forma inédita. A Exposição Imersiva Van Gogh & Impressionistas ocorre a partir desta sexta-feira, 30, no Boulevard Shopping Belém, e traz a união entre arte e altos recursos tecnológicos que...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:05

Transbordando os limites da tela, Belém vai receber a inovadora exposição com obras do pintor Vicente Van Gogh de forma inédita. A Exposição Imersiva Van Gogh & Impressionistas ocorre a partir desta sexta-feira, 30, no Boulevard Shopping Belém, e traz a união entre arte e altos recursos tecnológicos que proporcionam ao expectador a imersão em salas tomadas pelas obras do famoso artista holandês.

Mas você sabe o que é o Impressionismo presente na arte de Van Gogh?

O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França, na segunda metade do século XIX, durante o período da Belle Époque (Bela época).

A principal proposta do movimento era mostrar, através das artes plásticas, principalmente a pintura, os efeitos da luz no ambiente, além de apresentar as impressões pessoais dos artistas quanto ao que observavam, através de cores primárias (também chamadas de cores puras).

O impressionismo é o movimento que deu origem a Arte Moderna e suas obras são conhecidas pela presença de contraste, efeitos de sombras feitos através das próprias pinceladas dos artistas, além da luz e da claridade das cores.

Van Gogh é reconhecido como um dos grandes expoentes do pós-impressionismo justamente porque suas obras carregam a maioria dessas características, com destaque para uma maior expressividade das emoções através de um uso consciente das cores e luzes.