Além de se manter na Série B, Paysandu crava o rebaixamento do Brusque

Além disso, garantiu a disputa do tradicional clássico RE-PA em 2025 pela Série B, porque o rival Remo obteve o acesso dentro da Série C.

Publicado em 12 de novembro de 2024 às 07:28

Papão venceu o Brusque por 1 a 0 -
Papão venceu o Brusque por 1 a 0 - Crédito: Jorge Luís Totti/Paysandu

O Paysandu venceu o Brusque pelo placar de 1 a 0, em partida realizada na noite desta segunda-feira, 11, na Curuzu, pela 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com gol de Esli Garcia, o time da casa respirou na reta final e empurrou os adversários para a Série C da próxima temporada.

Com o resultado, o Paysandu chegou aos 46 pontos e garantiu a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro, abrindo oito pontos da Ponte Preta (38), que abre o Z-4 faltando duas rodadas para o fim. Além disso, garantiu a disputa do tradicional clássico RE-PA em 2025 pela Série B, porque o rival Remo obteve o acesso dentro da Série C.

O Brusque manteve os 33 pontos e foi o primeiro rebaixado da competição. O time catarinense só chegaria aos 39 pontos, igualando o CRB, mas perderia no critério de números de vitórias.

No primeiro tempo, os times fizeram um jogo quente, preso no meio e com poucas oportunidades claras de gol. A primeira chance foi do Paysandu. Aos oito minutos, Borasi tentou de fora da área, mas o goleiro Matheus Nogueira defendeu sem dificuldades. Aos 10, o Brusque assustou com Keké, que chegou a balançar as redes, mas estava em posição de impedimento.

Em busca do primeiro gol, Diego Mathias invadiu a área do Paysandu e chutou, mas o goleiro Matheus Nogueira, esse do time paraense, manteve o placar em branco. Os catarinenses tentaram impor uma pressão, mas não conseguiram chegar com perigo. No fim da etapa inicial, Paulinho Bóia quase estreou o placar, mas ficou no goleiro novamente.

O segundo tempo manteve as características da etapa inicial. Os times tinham dificuldades de criar jogadas perigosas e o jogo ficou preso no setor do meio de campo. Aos 29 minutos, Netinho tentou de falta e mandou na barreira, na sobra, Bryan Borges exigiu mais uma defesa do goleiro do Brusque.

O gol do Paysandu ocorreu aos 35 minutos, quando Esli Garcia, que saiu do banco, aproveitou cruzamento de Borasi para finalizar de esquerda e dar tranquilidade ao time da casa. Em princípio, a posição de Esli suscitou dúvidas, porém, o gol acabou sendo validado pelo VAR. Sobrando no jogo, os paraenses tentaram fazer o segundo. Aos 43, Borasi recebeu na frente do goleiro, mas não conseguiu acertar o gol.

Sem se importar com a festa da torcida, o Brusque se lançou ao ataque, mas não teve efetividade para evitar a derrota na Curuzu e o novo rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro.