António Oliveira assume o Remo com histórico de inícios irregulares em clubes anteriores

Técnico português chega a Belém para comandar o Leão na Série B; início no Corinthians foi promissor, mas últimos trabalhos oscilaram.

Publicado em 20 de junho de 2025 às 08:49

António Oliveira foi anunciado pelo Remo - 
António Oliveira foi anunciado pelo Remo -  Crédito: Reprodução 

Escolhido para comandar o Remo na sequência da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico António Oliveira desembarcou na noite da última segunda-feira (16) em Belém com uma missão clara: manter o clube na briga pelo acesso à elite do futebol nacional. No entanto, a análise dos primeiros jogos de sua carreira em clubes anteriores revela um histórico de inícios irregulares.

Na sua estreia como treinador principal, no Athletico Paranaense, em 2021, António teve um começo oscilante: perdeu na estreia, venceu o segundo jogo, voltou a perder e venceu novamente — antes de emendar sete vitórias consecutivas em diversas competições, como Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão.

Já em sua única experiência como técnico em Portugal, no Benfica B, iniciou com derrota no clássico contra o Porto B, mas respondeu com duas vitórias em sequência. Ao fim dos dez primeiros jogos, acumulou aproveitamento de 59,3% dos pontos.

De volta ao Brasil, teve duas passagens pelo Cuiabá. Em 2022, ainda sem estar regularizado, viu o time vencer o Corinthians fora de casa sob o comando do interino. Mas, quando assumiu de fato, acumulou dois empates e duas derrotas nas quatro primeiras partidas oficiais. A primeira vitória só veio no quinto jogo, contra o Avaí. Mesmo com o início conturbado, conseguiu evitar o rebaixamento, terminando o Brasileirão em 16º lugar com 41 pontos.

No Coritiba, em 2023, viveu seu melhor início: cinco vitórias consecutivas no Campeonato Paranaense. A primeira derrota veio apenas no 10º jogo. No entanto, a equipe perdeu rendimento e, após seis partidas sem vencer em diferentes competições, o português foi demitido.

Em 2024, no Corinthians, começou com desempenho animador: três vitórias e um empate nos quatro primeiros jogos. A primeira derrota veio na quinta rodada, para a Ponte Preta, em casa. No entanto, sua passagem seguinte, pelo Sport, teve desempenho negativo: foram quatro jogos, com três derrotas e um empate.

Com um histórico de altos e baixos no início dos trabalhos, António Oliveira terá no Remo mais uma chance de mostrar solidez desde os primeiros jogos. A expectativa da torcida azulina é por um desempenho semelhante ao que apresentou no Corinthians, e não ao da passagem recente pelo Sport.