Após empate com a China, Brasil vai enfrentar a Argentina na semifinal do futebol de cegos

Em Paris, a seleção brasileira chega a 30 jogos de invencibilidade nas Paralimpíadas e reedita final de Tóquio contra os rivais argentinos na próxima quinta-feira, 4.

Publicado em 3 de setembro de 2024 às 16:44

Equipe brasileira do futebol de cegos
Equipe brasileira do futebol de cegos Crédito: Alessandra Cabral/CPB

O Brasil empatou com a China em 0 a 0, nesta terça-feira, 3,  na última rodada da fase de grupos, e garantiu a classificação para a semifinal das Paralimpíadas com a melhor campanha da competição (duas vitórias e um empate). Agora, na próxima quinta-feira, às 15h, os brasileiros têm o clássico contra a Argentina valendo vaga na final.

O duelo Brasil x Argentina é uma reedição da final paralímpica de Tóquio, quando o Brasil foi pentacampeão após a vitória por 1 a 0 na decisão. Em Paris, os argentinos ainda não sofreram gols (foram dois empates em 0 a 0 --Colômbia e Marrocos-- e uma vitória pelo placar mínimo --1 a 0 sobre o Japão).

E se o Brasil tem cinco ouros paralímpicos, os argentinos já colecionam duas pratas e dois bronzes. A última derrota internacional dos brasileiros foi no Parapan de Santiago 2023, justamente para a seleção argentina. No fim, porém, o Brasil foi ouro e a Argentina, bronze. A Colômbia, prata no Parapan, se classificou para a semifinal paralímpica em primeiro no Grupo B e aguarda França ou China como rival em Paris.