Após rodada marcada por polêmicas, CBF promete reciclagem de árbitros

Principal alvo da rodada, a arbitragem do clássico paulista, foram retirados temporariamente do quadro de jogos

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 17:20

No Morumbis, o São Paulo reclamou de um pênalti não marcado e da falta de um cartão vermelho para Andreas Pereira, do Palmeiras
No Morumbis, o São Paulo reclamou de um pênalti não marcado e da falta de um cartão vermelho para Andreas Pereira, do Palmeiras Crédito: Reprodução / X

A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou nesta segunda-feira o afastamento de árbitros que estiveram envolvidos em duas partidas polêmicas da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo a entidade, os profissionais passarão por um processo de “aprimoramento e avaliação interna” após erros apontados nos confrontos entre São Paulo x Palmeiras e Red Bull Bragantino x Grêmio. 

O árbitro Ramon Abatti Abel e o assistente Ilbert Estevam da Silva, responsáveis pela condução do clássico paulista, foram retirados temporariamente do quadro de jogos. No Morumbis, o São Paulo reclamou de um pênalti não marcado e da falta de um cartão vermelho para Andreas Pereira, do Palmeiras, quando ainda vencia por 2 a 0. O Tricolor alega que as decisões interferiram diretamente no resultado, já que o Verdão acabou vencendo de virada por 3 a 2.

Também foram afastados o árbitro Lucas Casagrande e o assistente Gilberto Rodrigues Castro Junior, que atuaram no duelo entre Red Bull Bragantino e Grêmio, em Bragança Paulista. Na partida, o time gaúcho questionou um pênalti marcado para o adversário nos acréscimos e a expulsão de um de seus jogadores, o que motivou uma reclamação formal à CBF.

Confira a nota da CBF

"A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades."